Visita técnica aproxima UCPel/HUSFP, Hospital Ernesto Dornelles e Tecnopuc

A pró-reitoria acadêmica da Católica de Pelotas (UCPel) participou de reuniões para estreitar laços com o Hospital Ernesto Dornelles (HED) e com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o Tecnopuc BioHub. Devido a parceria entre as instituições, assinada em março de 2021, acadêmicos do curso de Medicina da UCPel poderão realizar estágios nas dependências do HED. 

De acordo com o pró-reitor acadêmico, professor Ezequiel Megiato, a parceria também possibilitará o intercâmbio de residentes entre o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e o Hospital Ernesto Dornelles. “Será mais um campo de estágio, tanto para o curricular quanto para o optativo, com vivência em um cenário novo e em outro hospital”, avalia Megiato. 

Para o coordenador do curso de Medicina da UCPel, professor Cayo Lopes, tanto os alunos do internato da graduação quanto os residentes terão a oportunidade de realizar um estágio curricular optativo diferente do que disponibiliza o HUSFP. “Dessa forma, ampliamos o leque de cenários acadêmicos de aprendizagem, em um serviço qualificado e reconhecido”, pontua Lopes.  

Ainda, a parceria entre instituições vai possibilitar a realização de novas pesquisas. Conforme o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel, professor Adriano de Assis, a pandemia atrapalhou a aproximação presencial entre as instituições, por isso a visita in loco ocorreu só agora. 

Pela parte da manhã, o grupo da UCPel foi recepcionado pela diretoria do HED, com visita a espaços como o Centro de Neurocirurgia e o Serviço de Nefrologia, atendimento que também é disponibilizado pelo HUSFP. “Pela tarde visitamos o Tecnopuc, com recepção do professor Rafael Batista, da Escola de Ciências da Saúde e também coordenador do BioHub. Tratamos de futuros projetos que utilizarão as instalações das duas universidades”, completa Assis.    

Pela Católica, também participaram da atividade o diretor geral do HUSFP, Márcio Slaviero, e o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel), Fábio Castro Neves. 

Relembre a parceria  

A UCPel e o HED firmaram um acordo voltado ao desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde em março de 2021. O HUSFP e a empresa de tecnologia SISQUALIS também integram a parceria, que visa  disseminar o uso, o ensino e o treinamento em tecnologia avançada.

O HED possui um Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde, focado em ações conjuntas que priorizam a experiência do paciente, desenvolvido em parceria com o Tecnopuc BioHub. A parceria com a UCPel, maior escola médica do RS, e HED busca criar soluções que agreguem valor ao atendimento assistencial.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101 

 

 

 

Powered by WPeMatico