UCPel recebe o cardiologista Fernando Lucchese para aula inaugural

O Centro de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza no dia 29 de março, às 19h, no Auditório Dom Antônio Zattera, sua aula inaugural. O palestrante convidado será o cirurgião cardiovascular e diretor do Hospital São Francisco de Cardiologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Fernando Lucchese. O tema da palestra será Espiritualidade e Saúde. 
De acordo com o diretor do Instituto Superior de Formação Humanística da UCPel, padre Flávio Martinez de Oliveira, Lucchese é um grande pesquisador do tema espiritualidade e saúde. “Ele é muito atuante na área. Trouxe recentemente a Porto Alegre o psiquiatra americano Harold Koenig, da Universidade de Duke, que trabalha há 28 anos na busca da resposta Ciência, Espiritualidade e Saúde”, conta.
O tema espiritualidade e saúde vêm atraindo cada vez mais pesquisadores interessados em entender quais são as contribuições da religião para a saúde. Nos últimos dez anos, o número de trabalhos científicos publicados triplicou em comparação com a totalidade que existia até o ano 2000. “Esse é um tema em ebulição e quem se dedicar a estudá-lo poderá fazer muito mais do que um mestrado e um doutorado”, avalia o diretor do Instituto da UCPel. 
A atividade é gratuita e voltada para acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Programas de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento e mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.   
Lucchese é médico formado pela Universidade Federal do Rio Grade do Sul (UFRGS). Atua como cirurgião cardiovascular e cardiologista, tento títulos de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e Sociedade Brasileira de Cardiologia. Realizou Fellow em cirurgia cardiovascular pela Universidade do Alabama/ Birmingham, EUA. Possui importante atuação em pesquisas clínicas, principalmente nas áreas de cirurgia, estimulação cardíaca artificial, saúde e espiritualidade.    

foto da notícia

Powered by WPeMatico