UCPel promove Salão Universitário 2021

Entre 26 e 29 de outubro a comunidade acadêmica da Universidade Católica de Pelotas(UCPel) volta às atenções para mais uma edição do Salão Universitário. Com o tema “A situação da universidade – ensino, pesquisa e extensão- no período intra e pós-pandemia”, o evento conta com 385 trabalhos inscritos. Palestras na abertura e encerramento irão analisar o momento vivido pelas universidades devido à pandemia e as pesquisas tecnológicas na área da robótica durante e pós a crise sanitária mundial.

De acordo com a pró-reitora Acadêmica, Patrícia Giusti, o Salão é uma oportunidade para apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano tanto na Universidade Católica quanto em outras instituições parceiras da UCPel. Em 2021, a expectativa é de que muitos materiais tenham relação com a pandemia do coronavírus. “Então o que se espera ver são resultados de trabalhos científicos voltados ao que a gente viveu e ainda está vivendo. O Salão é um espaço muito rico de articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirma Giusti.

Categorias e estrutura de apresentação

Trabalhos de fora do Estado e até mesmo de Portugal fazem parte dos inscritos para serem apresentados no Salão da UCPel. O total de participantes está dividido nas seguintes categorias:

  • 104 extensão; 
  • 181 iniciação científica;
  •   84 pós-graduação;
  •   11 profissionais; e, 
  •   05 alunos das escolas de Ensinos Fundamental e Médio.

Segundo um dos integrantes da comissão organizadora do evento, Tiago Gadret, o Salão Universitário 2021 contará com 108 salas virtuais, sendo que atividades simultâneas poderão ocorrer em até nove destes ambientes. Em cada sessão poderão ser apresentados até seis trabalhos, sendo que cada apresentação deverá ocorrer no tempo de sete a 10 minutos e a banca avaliadora terá mais cinco minutos para arguição.

Palestras

Além da tradicional apresentação dos trabalhos de iniciação científica, dos minicursos e da palestra de abertura, nesta edição o Salão Universitário da Católica contará com Rodas de Conversa organizadas pelo curso de Direito e uma palestra de encerramento.

Na abertura, o médico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Netto, realiza a palestra “Qual a universidade que teremos no pós-pandemia? Adaptação ou novo paradigma? A proposta é refletir sobre as mudanças causadas pelo coronavírus no fazer acadêmico e no comportamento das pessoas. “Nada mais importante para a sociedade do que a universidade pensar o pós-pandemia, com todas as suas implicações e oportunidades”, afirma o convidado do Salão.

Já a palestra de encerramento, tem como tema “A pesquisa em tecnologias robóticas e sua relação com o período intra e pós-pandêmico”. O professor espanhol, Pedro Núnez, irá descrever as principais linhas de trabalho do RoboLab, grupo de pesquisa na área da tecnologia que atua há cerca de 20 anos na Universidade de Extremadura. “A pandemia afetou diretamente essas pesquisas, mas ao mesmo tempo foi uma motivação extra para abrirmos novas perspectivas de trabalho com temas como a  telepresença e a automação de ocupação”, diz o docente, ao adiantar que durante a palestra irá relatar as experiências voltadas para a qualidade de vida em residências de idosos atingidos pela Covid-19.

Quem são os palestrantes

Carlos Alexandre Netto é médico, mestre e doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pós-doutor pela Universidade de Londres. Professor titular do Departamento de Bioquímica da UFRGS, foi Reitor da instituição entre 2008 e 2016. O convidado é pesquisador 1A do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

 

Pedro Núñez é professor da Universidade da Extremadura, na Espanha, engenheiro de Telecomunicações e doutor em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade de Málaga. No grupo de robótica e visão computacional, RoboLab, ele coordena a pesquisa sobre a robótica de assistência social. Atualmente, o docente espanhol, também é o responsável pela pesquisa sobre o uso de robótica autônoma e por controle remoto. 

As palestras podem ser acompanhadas pelo canal da UCPel no Youtube. Outras informações sobre o Salão Universitário 2021 da UCPel você encontra no site do evento.

 

Redação: Alessandra Senna

Powered by WPeMatico