UCPel conquista mais três bolsas de produtividade do CNPq

Os pesquisadores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram contemplados com mais três bolsas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na categoria 2, destinadas a pesquisadores com no mínimo três anos de doutorado. Outros dez docentes também mantiveram suas bolsas junto ao órgão de fomento à pesquisa. 

Ligados ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) tiveram aprovação os projetos dos docentes Cristine Ribeiro e César Augusto Costa. Ligada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC), a professora Mariana Bonati de Matos.

Na avaliação do coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da UCPel, professor Ricardo Pinheiro, a bolsa é um reconhecimento do CNPq aos pesquisadores da UCPel dentre os mais representativos do país. “Ainda, comprova que as investigações propostas são importantes por trazerem avanço para as suas áreas de conhecimento científico”, diz. 

Também prosseguem com investimentos do CNPq em suas pesquisas os docentes do PPGSC Fernando Barros, Ricardo Pinheiro, Ricardo Silva, Luciana Quevedo, Gabrieli Ghisleni, Adriano Assis e Karen Jansen. Do PPGPSDH, a professora Vera Nogueira. Representando o Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC), o professor Eduardo da Costa. 

Para o professor Pinheiro, o bom desempenho deve ser visto como a solidificação e a qualificação de um grupo de trabalho tanto de pesquisa quanto na formação de profissionais a nível de mestrado e doutorado. 

Conheça dos projetos  

Coordenado pela professora Cristine, o projeto ‘O direito à cidade e os diferentes modos de ocupar o espaço público: O Planejamento Urbanístico’ está ligado ao Grupo de Estudo e Pesquisa Questão Agrária, Urbana e Ambiental/ Observatório dos conflitos da cidade. O grupo, ligado ao PPGPSDH, realiza estudos e pesquisas em três grandes áreas: questão agrária e ambiental (foco na questão da soberania alimentar e alimento como direito humano fundamental), e questão urbana (com o tema direito à cidade).

Também associado ao PPGPSDH, o projeto do professor César tem como foco  ‘Os conflitos socioambientais e o protagonismo indígena e quilombola na região no sul do Brasil (2023-2026)’. Ligado ao Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Latino-americano (Nel), o projeto vai estudar os conflitos socioambientais indígenas e quilombolas no Brasil no período de 2023-2026 em suas interfaces, oposições e enfrentamentos junto ao padrão de sociabilidade do capitalismo dependente.

Do PPGSC, o projeto da professora Mariana abordará o ‘Impacto do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) maternos nos problemas emocionais e comportamentais dos filhos de até 6 anos – seguimento de uma coorte infantil durante a pandemia por Covid-19’. O objetivo do estudo será o de avaliar as trajetórias do TAG e do TOC maternos e o seu impacto nos problemas emocionais e comportamentais dos filhos durante a pandemia de Covid-19, em crianças de até 6 anos de idade, oriundos de um estudo de coorte.

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101 

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