Professora de Sergipe visita a UCPel para troca de experiências sobre comunidades quilombolas

Professora da Universidade Tiradentes (Unit) em Sergipe, Cristiane Oliveira está no Rio Grande do Sul para conhecer as instalações da Universidade Católica de Pelotas e uma comunidade quilombola, foco de parceria entre as duas instituições. O objetivo é traçar um diagnóstico epidemiológico das 30 comunidades quilombolas de Sergipe e das 126 do Rio Grande do Sul, a fim de apontar similaridades e diferenças de cada contexto e realizar intervenções na saúde desse público específico.
A parceria é financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado do Sergipe (Fapitec) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A relação entre as universidades se dá através dos programas de pós-graduação em Saúde e Ambiente, da Unit, e em Saúde e Comportamento, da UCPel. 
A professora da UCPel, Janaina dos Santos, conta que o interesse pelo estudo das comunidades quilombolas nasceu por uma relação com outra comunidade tradicional, a indígena. “A UCPel já foi representada em Sergipe e esta é a primeira visita da Cristiane na nossa instituição. O objetivo é reconhecer as comunidades, colher todos os dados e, na sequência, devolver esse projeto às comunidades, aplicando-o para melhorar a saúde dessas pessoas”, pontua a professora, ao lembrar que antes de realizar qualquer intervenção é necessário conhecer bem e observar bastante os contextos sociais.
Na agenda de compromissos de Cristiane em Pelotas está a visita ao Quilombo do Algodão, uma das maiores do Brasil e a realização de reuniões de planejamento com os pesquisadores da área na UCPel, além do planejamento da pesquisa. “Os quilombos de Sergipe e Rio Grande do Sul apresentam características diferentes e por meio do diagnóstico de saúde, perfis econômicos, socioeconômicos e demográficos, temos que entender o ambiente”, afirma a professora da Unit.
No próximo encontro da parceria, será a vez dos docentes da UCPel, Janaina e Ricardo Silva, visitarem Sergipe. Essa etapa já está marcada e deve ocorrer em novembro.

foto da notícia

Powered by WPeMatico