PPGPSC da Católica promove evento na área de neurociência

O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), promove nos dias 15 e 16 de dezembro a primeira edição do “Current Topics in Basic and Clinical Neuroscience”. O evento, remoto, contará com a participação de especialistas da área de neurociências que atuam no Brasil e no exterior.

Voltado para estudantes de pós-graduação, de graduação e também para professores/pesquisadores da área da saúde, o encontro conta com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com o coordenador do PPGSC, professor Adriano de Assis, entre os objetivos do evento está a possibilidade de atualização e treinamento em ciência com pesquisadores de outros países, identificação e estímulo a novos talentos, a possibilidade de colaboração ou intercâmbio de alunos/pesquisadores para instituições líderes mundiais no campo das neurociências, além de  promover a formação sólida e inovadora do cientista brasileiro. “O evento também é fundamental para dar mais visibilidade ao PPG, para estimular a internacionalização do Programa, uma vez que dois dos palestrantes são brasileiros mas atuam no exterior”, salienta Assis ao destacar a oportunidade de atualização dos alunos do PPG e da universidade sobre as pesquisas de ponta produzidas na área de neurociência.

Palestrantes

Entre os palestrantes convidados do “Current Topics in Basic and Clinical Neuroscience”  que são brasileiros, mas atuam no exterior, estão o professor na University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth), Gabriel Fries, e a doutora Taiane Azevedo, que foi aluna do PPGSC da Católica e agora faz pós-doutorado na Mcmaster University no Canadá. Também faz parte da programação o professor Eduardo Zimmer da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que é membro afiliado da Mcgill University do Canadá.

Inscrições a acesso

Os interessados em participar podem se inscrever no site do evento até dia 15 de dezembro. O acesso às palestras será concedido após a inscrição.

Programação

15/12

18h- Cerimônia de Abertura, com o professor  dr.Adriano Martimbianco de Assis

18h20min – Cellular origins of glucose hypometabolism in Alzheimer’s disease, com professor, dr. Eduardo Rigon Zimmer

19h – O impacto do uso de substâncias no curso do transtorno bipolar, com a dra. Taiane Azevedo

19h40min – A epigenética do envelhecimento no transtorno bipolar, com o professor, dr. Gabriel R. Fries 

20h20min – O papel do eixo intestino-encéfalo na neurodegeneração, com o professor, dr. Juciano Gasparotto

16/12

17h15min –  Lançamento da Liga Acadêmica de Neurociência da UCPEL

18h – Efeitos neuroprotetores em modelos de neuroinflamação associados a doenças neurodegenerativas, com a professora, dra. Silvia Lima Costa

18h40min – Insulina como fator trófico para doenças cerebrais, com o professor, dr. Alexandre Pastoris Muller

 

Redação: Alessandra Senna

Powered by WPeMatico