Pós-doutorando do PPGPSDH/UCPel aprova trabalho em Congresso Internacional de Antropologia

O pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Tiago Lemões, aprovou trabalho no 18º Congresso Mundial da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES). Realizado pela primeira vez na América Latina, o evento ocorrerá entre os dias 16 e 20 de julho, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
Na ocasião, Tiago apresentará o artigo “The Toxic State and the War Machine: notes on the production of state toxicity”. A pesquisa, que integra a tese de doutorado do docente, relaciona as populações em situação de rua e os movimentos sociais com o Estado. “Analiso no cotidiano o quanto as pessoas em situação de rua confiam desconfiando do Estado e quais ações isso provoca”, explica.
Outra questão abordada no estudo é a aproximação do Estado com os movimentos sociais para se mostrar solidário e humanitário. De acordo com Tiago, apesar do Estado reconhecer a população de rua como sujeito de direito, não concede a autoria de luta a essas pessoas. “Mostro o processo de luta contra e a partir do Estado e o processo de desintoxicação dos movimentos sociais”.
Para o docente, ter trabalho aceito em um evento do porte do 18º Congresso Mundial da IUAES é um privilégio. Além disso, a oportunidade de encontro com pesquisadores do Brasil e do mundo possibilitará visibilidade para as produções da UCPel. “Terei a oportunidade de comunicar trabalhos que venho realizando e fazer interlocução com pesquisadores de outras regiões do país e do mundo”, avalia.
Com o tema “O passado, presente e futuro do conhecimento antropológico”, o 18º Congresso Mundial da IUAES terá sua primeira edição na América Latina. Organizado em parceria com a Associação Brasileira de Antropologia, reunirá pesquisadores do mundo todo para debater a relação entre cultura e natureza e dar visibilidade ao conhecimento produzido sobre antropologia.
Redação: Piero Vicenzi

foto da notícia

Powered by WPeMatico