Laboratório de Neurociências Clínicas do PPGSC realiza convênio com Centro de Pesquisa Cubano

Um novo fármaco desenvolvido pelo Centro de Investigación y Desarrollo de Medicamentos (CIDEM/Cuba), com potencial uso à doença de Alzheimer, será testado no Laboratório de Neurociências Clínicas do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel). A parceria envolve ainda a participação do Laboratório de Síntese Orgânica (Universidade de Havana, Cuba), e visa comprovar os efeitos neuroprotetores de um composto híbrido multi-alvo que possui ação contra morte celular (anti-apoptótica), antioxidante e anti-inflamatória.

Conforme o coordenador do PPGSC, professor Adriano de Assis, os testes já realizados pelo Centro de Pesquisas Cubano com o medicamento de múltiplo mecanismo obtiveram resultados promissores em modelos experimentais que mimetizam doenças como parkinson e isquemia cerebral. “Acreditamos que também será possível obter bons resultados com esse fármaco em estágios iniciais da doença de Alzheimer”, diz. 

Para fazer os testes, o docente da UCPel utilizará um modelo in vitro, desenvolvido durante seu intercâmbio na Universidade de Lausanne, Suíça. “Neste modelo iremos utilizar agentes estressores às células similares aos agentes que estão envolvidos na doença de Alzheimer. Nossa hipótese é que o fármaco possa prevenir os efeitos, principalmente, de radicais livres”, explica.

 

Modelo inédito     

O modelo in vitro desenvolvido pelo docente da UCPel analisa as alterações moleculares precoces produzidas pela doença de Alzheimer. Entusiasta da Teoria Neuroenergética, Assis explica que o modelo exclui geneticamente uma proteína transportadora, causando diminuição energética nos neurônios – uma simulação dos primeiros sinais da doença de Alzheimer. “O nosso modelo permite testar substâncias protetoras frente a esse insulto”, completa. 

Desenvolvido em parceria com o pesquisador Luc Pellerin, atualmente professor da Universidade de Poitiers (França), o modelo in vitro do PPG da UCPel é pioneiro e surgiu a partir da hipótese de que o início a doença de Alzheimer ocorre devido a uma diminuição energética nos neurônios. 

 

Parceria

A parceria do Núcleo de Pesquisa em Neuronergética e Neuroproteção (NUPENN) do PPGSC/UCPel, coordenado pelo professor Assis, e Yanier Nuñez-Figueredo do CIDEM/Cuba começou em 2018. Três artigos elaborados conjuntamente sobre o funcionamento de moléculas multi-alvo (medicamento de múltiplos mecanismos) já foram publicados.   

No final de 2021, o docente e coordenador do PPG Saúde e Comportamento foi contemplado pelo Edital FAPERGS 07/2021 – Programa Pesquisador Gaúcho – PqG. Os recursos provenientes deste edital serão utilizados no projeto em parceria com o grupo cubano.

Cuba é referência na área de síntese de fármacos, apesar de não contar com uma estrutura de larga escala. Além de estudar as reações do composto híbrido JM-20 (3-ethoxycarbonyl-2-methyl-4-(2-nitrophenyl)-4,11-dihydro-1H-pyrido[2,3-b][1,5]benzodiazepine), a parceria entre as instituições vai resultar em novas possibilidade de intercâmbio e de pesquisas.

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101 

Powered by WPeMatico