Curso de Design de Moda confecciona toucas para laboratório de testes de Covid – 19

Nesta semana, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) deu início a realização de testes para identificação de pacientes com a Covid-19. Devido a realização do procedimento necessitar de vestuário especial, acadêmicas e egressas do curso de Design de Moda estão confeccionando toucas destinadas aos profissionais responsáveis por analisar o material coletado.   

O processo de criação dos itens começou após a doação de tecido de algodão da empresa “Leitzke Tecidos”, conta a coordenadora do curso Design de Moda, professora Ana Luiza Timm. Em seguida, alunas  e egressas do curso ficaram responsáveis pela costura e o acabamento das toucas. 

A acadêmica Letícia Lima, juntamente com as egressas Samantha Zschornack, Helena Rodrigues e Alexia Kaufmann, foram as responsáveis pelo trabalho. Na primeira leva, foram produzidas 20 unidades. 

“Quando fizemos o levantamentos dos equipamentos de proteção individual (EPIS) necessários, vimos que o consumo seria elevado. Como muitos desses itens estão em falta no mercado ou com preços abusivos, pensamos em produzir aqueles com possibilidade de reutilização para gerar menos custos”, explica a professora Fernanda Pedrotti Moreira.

A touca é um dos equipamentos de proteção obrigatórios exigidos pelos órgãos governamentais, assim como a luva, a máscara e o avental. “O uso da touca nesse caso é uma barreira muito efetiva contra possíveis aerossóis do vírus durante esse processo laboratorial de identificação da Covid”, completa Fernanda.

As toucas confeccionadas irão passar por teste de resistência ao processo de desinfecção, mostrando quantas vezes poderão ser reutilizadas. Com essas análises, será possível identificar a necessidade da confecção de novas unidades.

 

Redação: Rafael Mirapalheta

Powered by WPeMatico