Grupo de Estudos da UCPel debate sobre ‘O Corpo Negro e o Mal Estar na Cultura’

No dia 20 de maio, entre 16h e 18h, o Grupo de Estudos e Pesquisa Questão Agrária, Urbana e Ambiental e Observatório de Conflitos da Cidade(GEP), realizará uma palestra com o tema: O Corpo Negro e o Mal Estar na Cultura. O evento acontecerá de forma online e é gratuito para interessados.

Apresentarão sobre o tema a professora, psicanalista, pesquisadora e autora de referência nacional e internacional na discussão racial, doutora Isildinha Baptista Nogueira e a psicóloga, psicanalista e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel, Camila Moraes.

Conforme a doutoranda da UCPel, o evento propõe a discussão sobre o racismo que é praticado de forma deliberada ou inconsciente. “O racismo não só viola os direitos humanos, mas como também despotencializa todas as formas de existência do corpo negro, tanto em seu sentido material, simbólico, quanto social”, afirma Camila.

O evento é mais uma edição do GEP. O grupo propõe a realização de eventos periódicos através de lives, seminários, palestras, entre outros, e objetivam discussões acerca do gênero, raça, sexualidade, direito à cidade e sua relação com as políticas habitacionais, soberania alimentar e direito ao alimento. A coordenação do grupo de estudos é da professora da UCPel Cristine Jaques Ribeiro.

O evento será transmitido pela página do GEP no Facebook. As inscrições para participação devem ser feitas através da ficha de inscrição

Sobre as Palestrantes

Dra. Isildinha Baptista Nogueira

Professora, pesquisadora, psicanalista e doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). É autora de referência nacional e internacional na discussão racial; atualmente é conselheira da Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP) no governo de São Paulo, em que desenvolve e administra projetos sociais e culturais na valorização da arte e educação, especialmente, na contribuição do teatro a partir da teoria psicanalítica. No ano de 2022, foi uma das finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Ciências com o seu livro “A Cor do Inconsciente: Significações do Corpo Negro”.

Ms. Camila Moraes

Uma das idealizadoras desse evento. É psicóloga e psicanalista; doutoranda no PPG em Política Social e Direitos Humanos da UCPel; membro do GEP/Observatório dos Conflitos da Cidade e atualmente se encontra como conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul. Atua na clínica privada e tem como eixo de debate clínico-teórico as intersecções raça, gênero e sexualidade.

Mais informações sobre os eventos do GEP estão nas redes sociais @observatorio.conflitosdacidade.

Redação: Lucia Ippolito

Foto: SP Escola de Teatro