Projetos de extensão Nesic e Inserção promovem oficina em Piratini

Dois projetos de extensão da Católica de Pelotas (UCPel), o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic) e o Inserção, realizaram trabalho de campo para fotografar itens de artesanato desenvolvidos por artesãos da cidade de Piratini.   

A ação faz parte do projeto de Catalogação do Artesanato da Região Sul do RS. A iniciativa surgiu a partir da demanda das próprias artesãs para promover oficinas de fotografias, a fim de organizar um banco de dados e de fotos para criação de um catálogo conjunto sobre artesanato. Participam do projeto os municípios de Pelotas, Piratini, Jaguarão, São Lourenço e Rio Grande. 

Durante a oficina, realizada no dia 2 de dezembro, as artesãs aprenderam a tirar fotos de qualidade a partir do telefone celular. Da mesma forma, algumas noções de fotografia, como o aproveitamento da iluminação natural e a preparação do cenário, foram compartilhadas.

O projeto conta com a participação de professores e estudantes de vários cursos de graduação como Serviço Social, Comunicação, Direito, Psicologia, Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH).