UCPel recebe bolsas de estudo da Capes para mestrado e doutorado

A Católica de Pelotas (UCPel) recebeu bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) destinadas aos programas de pós-graduação. Ao total serão 10 bolsas, cinco para os cursos de doutorado e cinco para os de mestrado. A distribuição ocorre conforme orientações publicadas na Portaria nº 73, de 6 de abril de 2022.

Na instituição, a distribuição segue critérios como Planejamento Estratégico, Projeto de Autoavaliação da UCPel e PPG’s; Plano de Desenvolvimento Institucional vigente na UCPel, Consonância com as linhas prioritárias definidas pelo MCTI período 2020-2023 e ODS; Impacto do PPG com relação à: Formação e perfil dos egressos, Impacto social das ações e publicações e Relação entre oferta e demanda e Existência no PPG de cotas PROSUC (modalidades I e II). 

No Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC), as duas vagas contemplam áreas das Tecnologias Habilitadoras (MCTI), sendo indicado o tema Inteligência Artificial em Saúde; já no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) a três bolsas (uma para mestrado e duas para doutorados) contemplaram as Tecnologias Estratégicas (MCTI) e Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, sendo os temas Segurança Pública e Paz, Justiça e Instituições Eficazes indicados; no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC) as cinco bolsas (duas para mestrado e três para doutorado) foram destinadas às Tecnologias para Qualidade de Vida (MCTI), sendo Saúde, com projetos vinculados aos Agravos em saúde física e mental no período pós-pandêmico, preferencialmente.

O edital para seleção dos bolsistas será publicado até o dia 28 de junho no site da UCPel. A nominata dos alunos selecionados terá prazo de entrega até o dia 6 de julho. No caso de haver bolsas excedentes por falta de demanda ou não aprovação de solicitação pelas Comissões de Bolsas, existirá a possibilidade de remanejamento a ser realizado pela PRAC observando o considerado nos critérios de distribuição já explicitados.

A cota de bolsas de estudo no âmbito dos programas institucionais de fomento à pós-graduação geridos pela Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB) disponibiliza mais de 3,5 mil novas bolsas ou auxílios para 213 instituições participantes. As instituições contempladas podem alocar as bolsas conforme políticas institucionais de apoio a temas estratégicos definidos por elas.

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101