Projeto Duas Palavras promove live sobre bioética, saúde e meio ambiente

O livro Bioética, Saúde Global e Meio Ambiente será lançado em live do projeto de extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Duas Palavras. A atividade, marcada para quinta-feira (2), às 19h, pelo Facebook, será realizada em parceria com o Observatório de Bioética (CNBB/Sul 3).

Participam da live as professoras do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUC-PR, Marta Fischer e Caroline Rosaneli. A mediação do evento ficará a cargo do professor da UCPel, César Augusto Costa, e do bispo da Diocese de Rio Grande e diretor do Instituto de Formação Humanística da UCPel, Dom Ricardo Hoepers. 

Conforme Costa, na conversa será discutida a obra, composta por ensaios de pesquisadores de todo o Brasil. Dentre eles, o capítulo “O Coronavírus e as populações indígenas brasileiras: a bioética como forma de resistência”, assinado pelo docente e pela doutoranda do PPG em Política Social e Direitos Humanos da UCPel, Fernanda Xavier. 

 

Obra 

O livro Bioética, Saúde Global e Meio Ambiente é uma coletânea que congrega perspectivas multidisciplinares de diferentes culturas nacionais e internacionais a respeito da confluência entre bioética, saúde global e meio ambiente. 

Na avaliação do professor Costa, a bioética encontra relação com a dimensão interdisciplinar, mas também tem uma natureza que vincula a saúde e o ambiente, visando a identificação de vulnerabilidades. “Dessa forma, o livro se diferencia por trazer atrelado um contexto prático, ao abrir espaço para apresentação de ferramentas e propostas de intervenção”, diz.

Mais informações sobre o livro podem ser encontradas no site da Editora CRV. O Projeto Duas Palavras integra as ações propostas pelo Programa Horizontes da UCPel. A live poderá ser acompanhada na página do Programa Horizontes no Facebook.  

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101