Aula inaugural PPGPSDH/UCPel tratará sobre o direito do acesso à água

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) convida para a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) na próxima terça-feira (27). A antropóloga costarricense e professora da Rice University, Texas (EUA), Andrea Ballestero, falará sobre o futuro da água na América Latina e no Brasil. A atividade ocorrerá às 19h com transmissão pela página do PPG no Facebook.   

Andrea possui um trabalho muito consistente nessa temática há quase duas décadas. Recentemente, lançou o livro A Future History of Water que traz para o debate inúmeras questões sobre a problemática do acesso à água e de seu entendimento como um direito humano. 

Conforme a coordenadora do PPGPSDH, professora Aline Mendonça, a transformação da água em commodity, a necessidade de seu reconhecimento como um direito fundamental serão abordados no evento. “O acesso à água em um cenário de pandemia reforça ainda mais a necessidade de discussão do tema”, diz. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), aproximadamente 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada no Brasil. 

Além de Aline e Andrea, integra a mesa de debates o pesquisador de pós-doutorado no PPGPSDH, Aleksander Antunes. A conversa terá a duração de 45 minutos com espaço para perguntas. 

Conheça a palestrante

Andrea tem se dedicado a pesquisar os embaraços éticos e técnicos pelos quais os especialistas entendem a água na América Latina. Em seu primeiro livro, A Future History of Water, questiona sobre como a diferença entre um direito humano e uma mercadoria é produzida em espaços regulatórios e de governança.

Atualmente, trabalha em um projeto de pesquisa que explora como o espaço subterrâneo é “redescoberto” por meio de sensoriamento remoto e tecnologias legais. Há dez anos dirige o Ethnography Studio, um espaço experimental interdisciplinar que reúne estudantes interessados ​​nas peculiaridades da etnografia como forma textual, como estratégia de pesquisa e como modalidade de produção de conhecimento. 

O currículo completo da antropóloga pode ser acessado aqui

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101