Pesquisa do GITEP/UCPel é destaque em evento e será publicada em e-book

Duas pesquisas do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (GITEP/UCPel) foram destaque em eventos científicos recentes, sendo uma delas selecionada para publicação na íntegra como capítulo em livro.

O trabalho “Questão penitenciária em contextos de fronteira: um estudo exploratório” teve sua apresentação realizada pelo professor Luiz Antônio Bogo Chies e pelo doutorando Otávio Luís Siqueira Couto no GT – Segurança Pública e Sistema Prisional: um diálogo necessário!, integrando o III Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteiras: Lutas e (RE)Existências, promovido pela Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja/RS.

O seminário ocorreu entre os dias 11 e 13 de novembro. Membros da comissão organizadora, entre eles Jaqueline Carvalho Quadrado, Ewerton da Silva Ferreira e Eduardo Lima, selecionaram a pesquisa para integrar o e-book intitulado “Políticas públicas, desigualdades sociais e marcadores sociais da diferença”.

Menção honrosa

Já o estudo “Militarismo, racismo e sensibilidades bárbaras: sociogênese do autoritarismo do controle social e punitivo no Cone Sul”, de autoria de Chies, ganhou destaque no GT Mutações no Campo Penal no Séc. XXI: Entre o punitivismo, a vigilância e dignidade da pessoa humana, do 11º Congresso Internacional de Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SUl (PUCRS), que também ocorreu entre os dias 11 e 13 de novembro.