4ª edição do Seminário Terra, Água e Alimento começa nesta quinta-feira (1º)

“Gênero, Raça e Sexualidade” serão os temas abordados nos dias 1º, 8 e 15 de outubro durante o Seminário Terra, Água e Alimento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Realizada através do formato on-line, a programação contará com painéis de debate, minicursos, lançamentos de livros e apresentações artísticas.

Organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Questão Agrária, Urbana e Ambiental/ Observatório dos Conflitos da Cidade, o evento foi criado em 2015 para promover a reflexão sobre questões relevantes à comunidade na defesa e na garantia dos direitos sociais.

De acordo com a professora Cristine Jaques Ribeiro, uma das organizadoras do Seminário, o foco principal será o de propiciar  encontros para o debate de temas importantes à vida. “Defendemos a garantia dos direitos sociais e humanos, especialmente em frente a esse processo atual de desmonte de diversos direitos”, destaca.

As inscrições para participação podem ser feitas através do link https://tinyurl.com/y4bnzjqb. Será cobrada uma taxa somente aos interessados em obter certificado. O Seminário é voltado para a comunidade acadêmica, estudantes da graduação e pós-graduação.

Painel de abertura sobre a soberania alimentar

No primeiro dia do encontro, o destaque na programação será a participação da integrante da Direção Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST/RS), Vanessa Borges. A convidada irá discutir a importância da produção de alimentos sem agrotóxicos e o direito de todas as pessoas terem acesso ao consumo e a comercialização destes produtos. Além da palestra da representante do MST às 10h, haverá ainda lançamento de livro às 18h, e às 19h, um painel sobre feminismo e agroecologia.

Confira aqui a programação completa do evento.

Redação: Bruno Bohn