Polarização da política brasileira é tema de live do PPGPSDH

Os cenários atuais de radicalizações e polarizações existentes no Brasil serão o tema da conversa entre o professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Aleksander Antunes, e o pesquisador Rodrigo Nunes, docente do departamento de Filosofia da PUC-Rio. A live promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH) ocorre na terça-feira (16), às 17h, com transmissão pela fanpage do PPG.

O encontro virtual parte de questões abordadas por Nunes no ensaio “Todo lado tem dois lados: sobre a ideia de ‘polarização’”, publicado na revista Serrote #34, em março de 2020. No texto, o autor rastreia as origens do termo “polarização” no debate político dos Estados Unidos e sua recepção e evolução no cenário brasileiro desde as Jornadas de Junho 2013 até a eleição de Jair Bolsonaro.

Intitulada “Transformar o limite do possível: pandemia, ruas, polarização e radicalização”, a live pretende ainda abordar o deslocamento de sentido do que comumente se entende por “polarização” e por “radicalização”, as condições de possibilidade de organização e ativismos em tempos de distanciamento social e a busca pelo objetivo da política em sua essência.

A conversa virtual será conduzida no modo entrevista/debate pelo professor do PPGPSDH em diálogo com o convidado. Antunes é doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco e máster em Estudos Internacionais pela Universitat de Barcelona, enquanto Nunes é PhD em Filosofia pela University of London e autor de diversos artigos em publicações nacionais e estrangeiras.

Redação: Max Cirne