PPGPSDH promove o Seminário Internacional Permanente ELAUD

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), realiza nos dias 1 e 2 de junho, no Campus I da universidade, o Seminário Internacional Permanente – Emancipaciones Latinoamericanas: entre Utopías y Distopías (ELAUD). O evento é uma continuação de atividades já realizadas anteriormente, sendo esta a primeira edição presencial.

Com palestras bilíngues (português e espanhol), o evento é presencial, com transmissões ao vivo de algumas mesas pela página do Facebook do PPGPSHD. A participação é gratuita;  aberta a toda a comunidade e não há necessidade de inscrição prévia. Confira a programação completa abaixo.

Organizado em parceria com o Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO), a Associação Latinoamericana de Sociologia (ALAS) e a Articulación Centroamericanista O Istmo, o evento reúne e mobiliza representantes de programas de pós-graduação e outras redes e instituições vinculadas a CLACSO — buscando consolidar um espaço de diálogo e debate sobre emancipação e liberdade na América Latina, bem como um processo de atividade continuada de formação sociopolítica.

ELAUD 2023 

A temática deste ano é Emancipação e futuro(s): Utopia, tarefa da academia? — uma provocação, conforme relata o professor do PPGSDH e representante da equipe de coordenação do ELAUD, Aleksander Antunes, “à questão de ser ou não papel destas elites intelectuais a projeção de visões de futuro e de sociedades mais justas, igualitárias e emancipadas”.

O grande eixo do projeto é como o sentido de emancipação envolve visões utópicas e distópicas de como organizamos as sociedades. “Essa construção de utopia sempre é uma questão, justamente pela crítica que existe quanto ao papel da universidade na construção do conhecimento geral; como o conhecimento acadêmico como parâmetro como construção de visões de mundo”, dispõe, Antunes.

O Seminário promove uma importante internacionalização não apenas do PPG da UCPel, mas também da cidade como um todo. “Queremos assumir Pelotas como um lugar de articulação das ciências sociais em geral no Cone Sul”, conclui Antunes.

Maiores informações quanto ao Seminário podem ser encontradas no site da CLACSO e no perfil do PPGSDH.

Programação

1º de junho

18h – auditório Dom Antônio Zattera | Campus I – UCPel

recepção e inscrição

18h30 – auditório Dom Antônio Zattera | Campus I – UCPel

Atividade Cultural: Performance SOPAPORIKI, com o poeta, cantor-compositor e investigador Richard Serraria

19h – auditório Dom Antônio Zattera | Campus I – UCPel

Conferência de Abertura: De utopías y de topoi: transcender los horizontes de sentido de la teoría y la praxis sobre las emancipaciones y transformaciones en América Latina y el Caribe, com o professor Milson Betancourt Santiago, Universidad Externado de Colombia

2 de junho

9h (sala 406C | UCPel – Campus I):

Oficina de formação CLACSO: Oportunidades y posibilidades de participación en la red CLACSO desde Brasil — com o prof. dr. Pablo Vommaro, Argentina, CLACSO

14h (sala 406C / UCPel – Campus I):

Painel Extractivismo académico: ¿Qué es? (Y cómo podemos evitarlo)

Panelistas: professora Ana Clara Henning (PPGD/UFPel), prof. Lia Pinheiro Barbosa (UECE/CLACSO), prof. Sheila Stolz (PPGDJS/FURG) e prof. Ana Silvia Monzón (Guatemala, ALAS – presença virtual)

Moderação: professor César Augusto Costa (PPGPSDH/UCPel)

16h (sala 406C | UCPel – Campus I):

Mesa de lançamento da série de livros Perspectiva Ístmica – Tomo I: Historia, actualidad y cuestionamientos sobre la región centroamericana en su bicentenario 

Painelistas presenciais: professor Aleksander Aguilar-Antunes (Brasil/El Salvador – O Istmo/UCPel), professor Pablo Vommaro (Argentina – CLACSO)

Painelistas Virtuais: pesquisador Amaral Arévalo (El Salvador/Brasil, O Istmo), prof. Carmen Elena Villacorta (El Salvador/Argentina, Universidad Nacional de Jujuy / O Istmo), prof. Denia Roman Solano (Costa Rica, Universidad de Costa Rica, O Ismo), prof. Wagner Iglecias (Brasil, USP)

19h – auditório da Faculdade de Direito da UFPel – Rua Félix Xavier da Cunha, 371:

Conferência de encerramento — com a professora Lia Pinheiro Barbosa, Universidade Estadual do Ceará y Comité Directivo CLACSO da região Bolívia, Brasil e Peru): As emancipações como legado, práxis e porvir do campo popular na América Latina e Caribe

Redação: Caroline Albaini