PPGSDH promove minicurso sobre questão social e pensamento pós-colonial

O III minicurso Questão Social e pensamento pós-colonial, proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGSDH/UCPel), é uma atividade acadêmico-extensionista.

Realizado em conjunto com o Núcleo de Estudos Latino Americano (NEL), o evento tem como objetivo potencializar o debate e a reflexão relacionada ao âmbito da questão social e interlocução com o pensamento pós-colonial e latino-americano.

Com uma carga horária de 12 horas/aula o curso será ministrado de forma online, com direito à certificação. As inscrições estão abertas e vão ocorrer até o dia 19/04 através do site.

Os temas da terceira edição são diversos, entre elas, estão: a colonialidade e as resistências na América Latina, o debate de gênero, direitos humanos e a temática racial. Temáticas bastante importantes segundo afirma o coordenador do NEL César Augusto Costa: “problematizar a questão social é não perder de vista as dimensões da colonialidade historicamente produzida no centro do capitalismo dependente e periférico latino-americano”.

Além disso, o minicurso terá pesquisadores convidados de várias instituições do Brasil: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) para contribuir com as pautas. Confira a programação abaixo.

Programação:

19/04 (quarta-feira) – 9h
Encontro 1: “Colonialismo, necropolíticas e resistências” – Dr. Celso Sánchez (PPG em Educação/UNIRIO)

10/05 (quarta-feira) – 9h
Encontro 2: “Gênero, decolonialidade e resistências” – Dra. Joice Nielsson (PPG em Direito/UNIJUÍ)

24/05 (quarta-feira) – 9h
Encontro 3: “Direitos humanos e Direito insurgente na América Latina” – Dr. Ricardo Pazzello (PPG em Direito/UFPR)

31/05 (quarta-feira) – 9h
Encontro 4: “Decolonialidade e questão racial” – Dra. Lucy Ostetto (UNESC)

Redação: Lucia Ippolito