Convênio entre UCPel SSPS e SUSEPE facilita acesso ao ensino superior de apenados

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) firmaram um acordo de cooperação para facilitar o acesso de apenados ao ensino superior. Inicialmente, 10 bolsas de estudos de cursos a distância da universidade serão disponibilizadas.

Com duração de 60 meses, o acordo prevê a colaboração e o intercâmbio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A parceria também conta com projetos que incluem práticas educacionais, sociais e culturais envolvendo o sistema prisional. Atualmente, cinco apenados já começaram a participar das aulas. Em abril, há a previsão de que as outras cinco pessoas presas iniciem os estudos na universidade.

São disponibilizadas vagas nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Marketing, Processos Gerenciais, Redes de Computadores e Segurança Pública. As bolsas concedidas durante a vigência do acordo permanecerão válidas até a conclusão do curso.

Assinatura do convênio

Durante o evento que recebeu autoridades, nesta sexta-feira (3) no Auditório Dom Antônio Zattera, o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini, destacou a transformação por que passa o modelo pedagógico da universidade. “Estamos trabalhando para criação de um campus mais digital, social e mediador”, comentou. 

Para o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, a parceria reforça o papel transformador que a educação tem na vida das pessoas. “A participação da UCPel nesse processo é fundamental, especialmente na vida das pessoas privadas de liberdade”, avaliou. Representando a Ajuris, o juiz Marcelo Cabral, também professor da UCPel, em sua fala destacou que o convênio contribui para a construção do caminho de pacificação da sociedade.    

O superintendente da Susepe, Mateus Schwartz dos Anjos, avaliou o convênio como um marco importante para o sistema prisional gaúcho. Já o delegado penitenciário da 5ª região, Thalisson Crizel Coll, destacou que a parceria contribui para um melhor tratamento penal, o que reverterá em um melhor retorno do apenado à sociedade.    

Workshop Prisão, Universidade e Comunidade

O coordenador do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP/UCPel), professor Luiz Antônio Bogo Chies, palestrou no evento sobre os desafios da educação formal em ambientes prisionais. O grupo de pesquisa da UCPel atua desde 1997 em projetos e iniciativas voltadas à assistência jurídica e psicossocial penitenciária.   

Também durante o evento, o secretário adjunto da SSPS, Cesar Kurtz, apresentou dados do sistema prisional gaúcho compilados pelo Observatório do Sistema Prisional. Atualmente, dos mais de 43 mil apenados, 62% não têm ensino fundamental completo. Apenas 9% têm ensino médio completo, tornando-os aptos ao ingresso no ensino superior. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101