UCPel tem acréscimo de 75% nas notas de seus Programas de Pós-Graduação

Dois Programas de Pós-Graduação da Católica de Pelotas (UCPel) e um mestrado profissional obtiveram acréscimo na  Avaliação Quadrienal 2017-2020 da CAPES. Passaram a nota 5 os Programas de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC) e em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH). O Mestrado Profissional em Saúde no Ciclo Vital (MPSCV) obteve nota 4, avaliação que possibilita a candidatura à abertura do doutorado.

Conforme o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da UCPel, Ricardo Pinheiro, a instituição obteve 75% de aumento na qualificação dos seus programas, bem acima da média nacional, que foi de 34%. “O acréscimo das notas demonstra a consolidação de grupo de professores pesquisadores, de discentes e egressos qualificados que, mesmo em um período de dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, conseguiu executar projetos de elevada qualidade com repercussão no avanço científico e com resposta social”, diz.  

O pró-reitor acadêmico da UCPel, Ezequiel Megiato, destacou o planejamento estratégico institucional, novos investimentos, qualificação do corpo docente e a aproximação das demandas regionais e locais como determinantes. “A UCPel avança em qualidade e nosso objetivo seguirá sendo a busca por crescimento”, avalia. 

A CAPES divulgou os resultados da Avaliação Quadrienal 2017-2020 na tarde desta segunda-feira (20). Dos 4.512 programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu (mestrado e doutorado) avaliados, 34% aumentaram a nota, 54% se mantiveram no mesmo patamar e 4% tiveram redução. A nota atribuída a cada PPG vai de 1 a 7, sendo que 3 é o mínimo para o seu funcionamento.

 

Novo doutorado  

A nota 4 do Mestrado Profissional em Saúde do Ciclo Vital credencia a UCPel para a abertura do doutorado. De acordo com o professor Pinheiro, a proposta já tramita e será submetida no começo de 2023, e, possivelmente, com seleção para o novo curso já para 2024. 

O professor Fernando Barros, coordenador do Mestrado Profissional, acredita que a abertura do novo doutorado será benéfica aos serviços de saúde da região. “Melhorar nossos indicadores foi uma vitória, especialmente em um cenário difícil devido a pandemia. A nota 4 nos coloca em uma boa posição na área da saúde coletiva”, comenta.   

 

PPG’s nota 5 

A Avaliação Quadrienal da CAPES é realizada a partir de três grandes dimensões: infraestrutura, formação e impacto na sociedade. No PPG em Saúde e Comportamento, a qualidade da produção intelectual dos discentes, egressos e professores foi determinante para a nota 5, avalia o coordenador do curso, professor Adriano de Assis. “Temos muitos artigos feitos com grande qualidade, publicados em revistas de Qualis A”, explica Assis. 

Para o coordenador do PPG em Política Social e Direitos Humanos, César Augusto Costa, o resultado é fruto de reflexões, avanços e conquistas do coletivo de professores, corpo discente e egressos. “O quadriênio exigiu do curso uma atenção especial de aproximação com a dimensão quantitativa versus qualitativa no decorrer do processo, culminando no reconhecimento da nota 5”.

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101