PPGPSDH promove minicurso sobre questão social e pensamento pós-colonial

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove a segunda edição do minicurso on-line «Questão social e pensamento pós-colonial». As inscrições estão abertas e podem ser feitas no link

Serão quatro encontros com duração de três horas, nos dias 5 e 26 de maio, 23 de junho e 14 de julho, sempre às 14h. A atividade será voltada a estudantes de pós-graduação, graduação e comunidade interessada na temática pós-colonial e latino-americana. O ciclo é coordenado pelos professores César Augusto Costa (Núcleo de Estudos Latino-Americano) e Aline Mendonça (Grupo de Pesquisa Emancipação).

De acordo com o professor César, o minicurso pretende ampliar o debate realizado na edição passada, visando rearticular a discussão pós-colonial e latino-americana no âmbito da questão social. “Queremos analisar a constituição epistemológica eurocêntrica em contexto com outras temáticas: descolonização, dominação colonial, feminismo, questão racial, direito à cidade que foram tecidos com base nas relações de poder, saber e ser”, explica. 

Serão palestrantes do encontro os docentes Fernanda Lima, doutora em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense; Gabriela Pinto, doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense; Maurício Hashizume, doutor em Pós-Colonialismos e Cidadania Global da Universidade Federal do Tocantins; e Élida Lauris, doutora em Pós-colonialismos e Cidadania Global. 

Mais informações estão disponíveis no site, mesmo espaço de inscrições. Os encontros ocorrerão via plataforma do Google Meet. 

Confira a programação: 

  

05/05 (quinta-feira)

14h – Encontro 1: Compreendendo a reflexão Pós-colonial – a necropolítica como chave de leitura – Prof. Dr. Maurício Haschizume (UFT) 

26/05 (quinta-feira) 

14h – Encontro 2: O Patriarcado como forma de opressão – Profa. Dra. Élida Lauris (ONG Terra de Direitos) 

23/06 (quinta-feira) 

14h – Encontro 3: O Feminismo negro decolonial – Profa. Dra. Fernanda da Silva Lima (UNESC)

14/07 (quinta-feira)

14h – Encontro 4: Corpos-territórios, Mulheres e cidade: uma leitura feminista descolonial – Profa. Gabriela Pinto (UFF)

Carga horária: 12 horas-aula com direito à certificação.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101