Coordenadora do PPGPSDH será docente visitante no México

A coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Aline Mendonça, atuará como docente visitante na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). A docente da Católica  permanecerá por cerca de dois meses – maio e junho,  junto ao Instituto de Investigações Econômicas da instituição visitada.

 A partir das articulações para intercâmbios de alunos e professores das duas instituições e também pelas pesquisas realizadas pela docente do PPGPSDH, com foco na economia solidária, surgiu a oportunidade da experiência “in loco” na Universidade do México. Segundo Aline Mendonça durante o período em que estiver como professora visitante irá realizar um breve estudo comparativo destacando as conquistas e problemas dos movimentos de economia solidária no Brasil e no México.”Esses intercâmbios com agendas de pesquisas internacionais são absolutamente importantes, não só para o PPG, mas também para a universidade, já que um dos critérios de avaliação dos programas de pós-graduação é a internacionalização”, explica a docente. 

Participação 

Durante a estada no México a professora da UCPel também irá acompanhar a edição do Fórum Social Mundial e será palestrante da 9ªConferência Latinoamericana e Caribenha de Ciências Sociais, promovida pelo Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO), do qual o PPGPSDH faz parte.

 

Redação: Alessandra Senna