Docente do PPGPSDH publica e-book sobre a pandemia

A professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Cristine Jaques Ribeiro, é uma das autoras do e-book «Diálogos da Cidade no contexto pandêmico”. Recém lançado, o livro digital convida para uma análise dos desafios vividos pela população em consequência da disseminação do coronavírus nos espaços urbano e rural.

De acordo com a docente, o e-book  reúne produções que são resultados dos estudos, lutas e pesquisa do conjunto de autoras e de autores envolvidos. O desafio para eles foi registrar a realidade dos modos de existência acentuados com a pandemia. A problematização do avanço do processo imposto pelo Estado de morte,segundo ela, fez com que os envolvidos na obra desejassem publicizar o debate  “teórico-ético-estético-político” no campo da construção de um outro tipo de conhecimento científico. “De(s)colonizar as lentes da produção do conhecimento científico se torna imprescindível para acolher as produções do sul global, a partir das vivências locais, que convocam para intersecção dos temas raça, gênero, sexualidade e classe, como registro dessa escrita coletiva”, explica Cristine ao salientar a importância para o PPGPSDH em apresentar a produção do conhecimento científico sobre diferentes temas no contexto da pandemia, em uma obra organizada pelo Grupo de Estudos  e Pesquisa  Questão Agrária, Urbana e Ambiental/Observatório dos Conflitos da Cidade

Outros autores e acesso

Além da docente da UCPel, também participam da produção literária os professores Nino Rafael Medeiros Krüger e Tuise Silva Rover. Cristine explica que as autoras e autores fazem parte de movimentos sociais da região e do Estado como Movimentos dos Pequenos Agricultores, Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos, Movimento Negro Unificado, assessoria jurídica dos Movimentos Sociais de Luta pela Terra, Moradia e Direitos Humanos, Fórum Gaúcho de Combate dos Impactos dos Agrotóxicos; além de serem docentes e pesquisadores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel),  Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade em Santa Cruz do Sul (UNISC),Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR).

Confira o e-book «Diálogos da Cidade no contexto pandêmico”. A obra virtual tem acesso gratuito.

Redação: Alessandra Senna