Criptomoeda é pauta de seminário do PPGPSDH da Católica

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove no dia 25 de novembro, às 19h, o segundo encontro do Seminário Internacional Permanente – «Emancipações Latino-americanas: entre utopias e distopias”. Dessa vez o tema será o “Bitcoin en El Salvador: el país laboratorio de las criptomonedas”, com a participação da economista salvadorenha Melissa Salgado.

Segundo o coordenador do Seminário Permanente e professor do PPG, Aleksander Aguilar-Antunes, os temas escolhidos para compor a primeira fase do evento são atuais e refletem as principais realidades sociopolíticas dos países latino-americanos através de discussões sobre horizontes e presentes utópicos/distópicos no continente. Sobre o tema desta segunda edição em específico, o docente destaca que para além de toda a falta de informação ainda vigente sobre o que são e como funcionam as moedas digitais, elas são o grande tópico da economia global hoje, por terem alta volatilidade e especulação. “Estamos trazendo para o debate acadêmico latino-americano, via UCPel, uma discussão de extrema relevância em economia e política internacional. El Salvador, se tornou o primeiro país do mundo, em setembro deste ano, a adotar esta criptomoeda como divisa legal e oficial no seu território. Uma decisão que tem provocado que muitos outros países debatam as oportunidades e perigos das criptomoedas”, justifica Aguilar-Antunes, que também será o condutor do seminário.

Como participar

O “Seminário Permanente – Emancipações Latino-americanas: entre utopias e distopias” é uma atividade continuada de formação sociopolítica para o público, em especial, do PPGPSDH da UCPel, mas também para a comunidade acadêmica em geral, inclusive para estrangeiros. Os interessados em participar deverão se inscrever preenchendo este formulário. No dia do evento, que será transmitido pelo Google Meet, receberão via e-mail o link de acesso. Dúvidas e problemas podem ser encaminhados para o e-mail: vilmar.junior@sou.ucpel.edu.br.

A convidada

Uma das principais pesquisadoras em Economia da América Latina, a economista salvadorenha Melissa Salgado, irá esclarecer essa nova realidade político-econômica. Salgado é mestre e doutora em Economia pela Universidade Nacional Autônoma do México. Faz parte do Departamento de Economia da Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas (UCA) como professora pesquisadora desde 2009. Sua experiência no campo da pesquisa socioeconômica concentra-se nas questões da desigualdade, Estado, desenvolvimento, história econômica de El Salvador e da América Central. Foi destaque acadêmico da UCA como Economista 2021 do Colégio de Profissionais em Ciências Econômicas de El Salvador.

Redação: Alessandra Senna