Campanha “Eu menstruo” divulga resultado de arrecadação

A campanha “Eu menstruo”, coordenada pelo Programa de Extensão Cidadania Ativa e Transformação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), divulgou os dados de arrecadação. A iniciativa, apoiada pelo Projeto Mais Juntas, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), arrecadou 205 pacotes, totalizando 1740 absorventes.

A distribuição foi realizada pelos Comitês Populares em Defesa da Vida para os bairros Colônia Z3, Dunas, Navegantes, Pestano e Guabiroba. Para a realização da entrega dos itens arrecadados, o programa da UCPel contou com o apoio do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ).  

Segundo a acadêmica da extensão, Bruna Gouvêa, a campanha valeu principalmente por colocar a pobreza menstrual em debate. “Nosso apoio não mirou só na arrecadação, mas na divulgação de que a pobreza menstrual é mais uma forma de violência enfrentada por meninas e mulheres, que prejudica muitas vezes a frequência às aulas ou a permanência no trabalho e reflete a desigualdade social enfrentada por elas”, diz.  

Na UCPel, foram pontos de arrecadação da campanha o Campus I, professores do curso de Serviço Social, Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Sociais, Cidadania e Serviço Social e Campus Saúde. Também foram pontos de coleta o Bloco 3 do Hospital Escola da UFPel e o IMDAZ.