PPGDH inscreve para VIII Simpósio de Políticas Sociais

De oito a 10 de novembro o Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove o VIII Seminário de Políticas Sociais no Mercosul (SEPOME). Até o dia 25 de setembro estão abertas inscrições para os interessados em submeter trabalhos para avaliação e garantir a participação no evento.

Com o tema “(Novas)Demandas e (Novos)Desafios em tempos de pandemia, a oitava edição do SEPOME, será virtual, focada em reflexões e análises das questões relativas à pandemia do coronavírus, o impacto sobre a pobreza e os desafios para as políticas sociais. O Seminário, segundo a comissão organizadora, é um espaço de discussão, troca e conhecimento, que consolida a articulação interinstitucional entre as universidades e as participações de seus docentes e discentes, além de contribuir para a  internacionalização do Programa de Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos da Católica. “O SEPOME torna o PPGPSDH conhecido, mostra a qualidade do trabalho realizado pelo programa, as produções dos nossos professores, dos nossos alunos, mostra a “cara” do programa no Mercosul”, ressalta uma das organizadoras do evento e professor do PPGPSDH, Vera Nogueira.

Participação estrangeira e novidade

As comissões Científica e Técnica-Científica do VIII SEPOME contarão com a participação de professores de universidades da Argentina, Paraguai, Colômbia, Uruguai e Brasil, principalmente da região sul do país. Docentes estrangeiros também foram convidados, inclusive dos Estados Unidos, para fazerem parte dos três dias de programação em novembro.Entre as mesas temáticas e sessões de posters, destaca a professora Vera, nesta edição ocorrerá a apresentação de livros sobre as temáticas em pauta – uma inovação do evento.

Como participar

Os interessados em apresentar conteúdo no  VIII Sepome, podem se inscrever no site do eventos na área destinada à submissão de trabalhos . Os conteúdos devem ter relação com os assuntos abordados nas seguintes mesas temáticas:

• Estado, Políticas Sociais e Direitos Sociais;
  • Direitos Humanos, Segurança e Acesso à Justiça; e,
  • Questão Social, Trabalho, Sociabilidade e Resistências Políticas.

Cada autor pode apresentar até dois trabalhos, sendo apenas um como primeiro autor. Serão aceitos materiais em português e espanhol. A comissão organizadora irá emitir certificados de apresentação de trabalho para quem apresentar oralmente e, também, para trabalhos apresentados em banner.  Outras exigências para submissão de trabalhos, assim como a programação completa, podem ser conferidas no site do  VIII Seminário de Políticas Sociais no Mercosul, endereço que também dará acesso à transmissão do evento.

Redação: Alessandra Senna