Integrantes do PPGPSDH publicam artigo

A professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direito Humanos (PPGPSDH) da UCPel, Cristiane Ribeiro e as doutorandas Camila Moraes e Carla Grazi Araújo, tiveram o  artigo “ Os corpos abjetos na cidade” publicado, nesse mês, em uma coletânea voltada para estudos que apontam a intersecção entre raça, gênero e a cidade. O trabalho produzido pelas integrantes do Doutorado da UCPel compõe o 4° capítulo do livro “Redes Intelectuais: epistemologias e metodologias negras, descoloniais e antirracistas», da série Pensamento Negro Descolonial.

O artigo integrante da coletânea organizada pelas professoras Miriam Cristiane Alves- da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Alcione Corrêa Alves- da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é resultado de análises coletivas do Grupo de Estudo e Pesquisa Questão Agrária, Urbana e Ambiental (GEP)do Observatório dos Conflitos da Cidade do PPGPSDH da UCPel sobre como é a relação entre a cidade e determinadas populações. “A teoria descolonial nos serve de base para pensar que as cidades modernas acabam sendo reinvenções das antigas colônias onde a violência , a segregação e à despotencialização das formas de existir se dão atravessadas pelo racismo, sexismo e a lgbtfobia», relata a mestranda e uma das autoras do artigo, Camila Moraes.

Grupo de Estudo e Pesquisa Questão Agrária, Urbana e Ambiental/ Observatório dos Conflitos da Cidade do PPGPSDH
Integrantes do GEP/ Observatório dos Conflitos da Cidade do PPGPSDH

O trabalho também observa a possibilidade da denúncia e da resistência das populações que são consideradas “marcadas para morrer”, principalmente, mulheres e negros. Para a doutoranda do PPGPSDH, Carla Grazi Araújo, o artigo auxilia a “apontar reflexões que problematizam a estrutura social sistêmica eurocentrada e oferece a possibilidade de pensar esses corpos abjetos enquanto resistentes aos seus silenciamentos e não somente como silenciados”.

A importância da publicação

A professora do PPGPSDH e coordenadora do GEP/Observatório dos Conflitos da Cidade, Cristine Ribeiro, explica que o artigo como apresenta a produção e os debates realizados pelo grupo, além do quanto os integrantes têm afinidade nas produções teórica e analítica da pesquisa. “Esse grupo tem como objetivo avançar em pesquisas relacionadas às políticas públicas sociais, defesa dos direitos humanos. Produzir artigo é produzir conhecimento, é tornar esse conhecimento coletivo e público para que todos tenham acesso”, conclui Ribeiro.

Onde encontrar?

O livro “Redes Intelectuais Epistemologias e metodologias negras, descoloniais e antirracistas», onde pode ser encontrado o  artigo das integrantes do PPGPSDH da UCPel, pode ser conferido no site da editora Reunida, responsável pela publicação.

Redação: Alessandra Senna