Projeto Beats-e-Tambores do Sul promove live musical no aniversário de Pelotas

Comemorar o aniversário de Pelotas com um instrumento musical genuinamente pelotense é a proposta do projeto Beats-e-Tambores do Sul, que fará uma live no dia 7 de abril, às 19h, com transmissão pelas redes sociais @beatsetamboresdosul. Estrela da noite, o tambor sopapo reunirá nove artistas pelotenses no histórico Teatro Sete de Abril. Experimentos sonoros entre o sopapo e o hip hop vão mostrar a força da identidade afrogaúcha, ainda invisibilizada no cenário musical.

Um dos responsáveis pela atividade, o pesquisador pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Aleksander Aguilar-Antunes, explica que o Beats-e-Tambores busca projetar essas duas cenas existentes no extremo sul através do estímulo à organização entre os saberes percussivos e os saberes do hip hop. 

“Não é qualquer cidade que pode dizer que tem um tambor para chamar de seu. Mais que um instrumento musical, o sopapo é uma ferramenta pedagógica, de organização social e política. O Sopapo e o Hip Hop são hoje as duas cenas/movimentos de culturas urbanas mais potentes em Pelotas”, avalia Antunes.

O evento representa a continuidade de um processo, iniciado em 2019, de experimentos sonoros e debates sócio-identitários entre estes dois campos político-culturais da cidade. Uma ampla e ativa cena ao redor do tambor de sopapo, “o grande tambor pelotense”, justifica e provoca a necessidade de interações com o também extenso universo do hip hop local, tendo presente a mesma matriz afro de onde emergem.

Sopapo e Hip Hop em experimento live 

 

A atividade, em coerência com a atual conjuntura pandêmica, não terá público, mas será transmitida ao vivo do Teatro Sete de Abril, fechado para reforma há mais de uma década e por fim em fase de finalização (previsão de entrega para este ano). 

Em cerca de 50 minutos de duração, a participação de dois sopapeiros em interação com artistas locais de cada um dos elementos da cultura hip hop (DJ, MC´s, B-boy/B-girl, e Grafitti) em experimento sonoro-visual através de duas faixas musicais. Ainda, roda de conversa de curta duração entre os integrantes do espetáculo para aprofundar os objetivos e justificativas da iniciativa BT-Sul. 

Na equipe artística, Sopapo 01: Dilermando Freitas; Sopapo 02: Ademir Belchior; MC 01: Mano Rick; MC 02: Johnguen; DJ: Luan 312; Graffiti: GAS; B-boy: Lucas Falcão; B-girl: Francine Lemos.

O evento BT-Sul no aniversário de 209 anos da cidade conta com o apoio da UCPel, Biapó Engenharia e Prefeitura Municipal de Pelotas. 

Serviço

 

O quê: Live (transmissão ao vivo na internet) da pocket-show BEATS-E-TAMBORES DO SUL | “A busca da batida CABOBU” 

Quando: dia 07 de julho 2021, às 19h07m 

Onde: transmissão via redes sociais do projeto @beatsetamboresdosul (instagram, facebook e youtube) de apresentação no Teatro Sete de Abril.

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101