NEL/PPGPSDH promove painel sobre a questão ambiental no Brasil

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) promove painel on-line sobre a questão ambiental no Brasil. A atividade organizada pelo Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL) ocorre nesta quarta-feira (9), às 19h, através da página do PPG no Facebook. 

Serão convidados para debater o panorama da questão ambiental e seus desdobramentos sociais e políticos a pesquisadora do Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade, do Coletivo de Estudos em Educação e Marxismo, Inny Accioly (UFF); e o coordenador do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza, Henri Acselrad (UFRJ).

De acordo com o coordenador do NEL, professor César Augusto Costa, é necessário o debate da atual conjuntura ambiental. “Ela está relacionada ao marco das relações capitalistas, determinante de vários conflitos sociais e situações de racismo ambiental”, comenta. 

Conforme Costa, a ambientalização dos conflitos sociais, supõe compreender a relação sociedade-natureza: conflitos agrários, populações tradicionais (indígenas e quilombolas), desmatamento, mineração, grilagem de terras, questão urbana entre outros. “Tais conflitos ambientais dimensionam a relevância da justiça ambiental e dos direitos humanos para os impactados”, diz. 

A página do PPGPSDH pode ser acessada neste link