PODCAST – Políticas para a população em situação de rua

O canal de podcast da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) oferece seu segundo episódio de entrevistas com a participação do professor e pesquisador, Tiago Lemões. Seus estudos são voltados à exclusão social, com foco nas políticas para a população em situação de rua. 

O podcast é um espaço para a análise de temas atuais, a partir de convidados que integram a comunidade acadêmica da UCPel. Neste sentido, Lemões é professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel). 

Possui graduação em História e mestrado em Ciências Sociais pela UFPel. Realizou doutorado na UFRGS e, por sua tese, recebeu o Prêmio de Antropologia e Direitos Humanos, concedido pela Associação Brasileira de Antropologia. Também é pós-doutor em Antropologia pela UFPel e Políticas Sociais pela UCPel. 

Questionamentos

Em bate-papo com os jornalistas Max Cirne e Rita Witch, Lemões comenta sobre o tema de pesquisa que o acompanha na carreira acadêmica, seu envolvimento com o Movimento Nacional da População de Rua e a publicação do livro “A rua em transe”. 

O podcast aborda ainda o contexto da pandemia do novo coronavírus, no qual as pessoas em situação de rua ganharam certa visibilidade no país. O pesquisador inclui também uma breve análise sobre as políticas sociais para essa população em Pelotas. Ouça a entrevista na íntegra:

 

 

Redação: Max Cirne