UCPel sedia evento sobre Segurança Integrada

Compreendendo o impacto da insegurança no desenvolvimento local e regional, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), do Grupo Interdisciplinar de Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP/PPGPSDH) e do curso de Tecnologia em Segurança Pública, promove o 1º Seminário Regional de Segurança Integrada. O evento, realizado de 29 a 31 de maio, ocorrerá no Auditório Dom Antônio Zattera.

Ao longo dos três dias, cerca de 20 convidados irão explanar sobre o tema. A proposta é debater a segurança integrada a partir de três aspectos: comunidade, visões institucionais e prevenção. Além disso, outros assuntos serão tratados, como as experiências do Exército Brasileiro na garantia da lei e da ordem, o Pacto pela Paz e a atuação jornalística em investigações criminais.

As atividades começam às 8h. No dia 29, na parte da manhã, o tema em pauta será Segurança Integrada e Comunidade, com a presença do secretário de Segurança Pública de Pelotas, Aldo Bruno. Já à noite, a partir das 19h30, o Seminário irá receber o jornalista da RBS, Humberto Trezzi. Na ocasião, ele irá falar sobre Investigação e Cobertura Criminal em Jornalismo.

Entre os demais convidados do Seminário, realizado em parceria com a Prefeitura de Pelotas e o Exército Brasileiro, estão a prefeita municipal, Paula Mascarenhas; o juiz de Direito, Marcelo Malizia Cabral; e o general de Brigada, Carlos Augusto Teixeira. A programação completa pode ser conferida aqui

De acordo com o coordenador do EDR, Ezequiel Megiato, a ideia é manter um estudo contínuo sobre o tema. Para ele, a união da universidade com os demais setores envolvidos pode gerar uma política pública específica para a região. “A partir das experiências vividas pela região, será possível sugerir a outras esferas do governo estratégias de atuação”, diz.

As inscrições não têm custo e são realizadas no site. No dia do evento, é solicitada a doação de dois quilos de alimentos. O 1º Seminário Regional de Segurança Integrada tem o apoio da Associação Comercial de Pelotas, Aliança Pelotas e da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).

Redação: Manuelle Motta

foto da notícia