Mesa-redonda na UCPel analisa políticas públicas no contexto da cultura indígena

O Grupo de Pesquisa Emancipação do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) e o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic/UCPel) promovem mesa-redonda sobre políticas públicas no contexto da cultura indígena. A atividade ocorrerá nesta sexta (26), das 18h30 às 22h, na sala 410C, localizada no Campus I.
De acordo com o pesquisador do PPGPSDH, Tiago Lemões, a proposta do evento é proporcionar um debate em torno dos diálogos possíveis entre uma perspectiva estatal de intervenção e a especificidade da cultura indígena. “A intenção é disponibilizar um espaço de fala. A UCPel enquanto instituição comunitária busca atender as demandas políticas e culturais da comunidade Kaingang”, afirma.
Através do tema “Políticas Públicas e a questão indígena: desafios e diálogos possíveis”, os convidados poderão articular entre as dimensões que englobam as políticas públicas acerca da cultura indígena. Segundo Lemões, considera-se o pressuposto da existência de uma congruência no modo ocidental de conceber a política pública, a cultura e a cosmopolítica indígena. “Para dialogarmos é necessário considerar a singularidade dos modos de existir e pensar indígenas”, afirma.
O representante da Aldeia Gyró, Pedro Salvador, estará entre os convidados para o encontro. A mesa redonda também contará com a participação da professora do PPGPSDH, Vini Rabassa da Silva, e com o antropólogo Rogério Reus Gonçalves da Rosa, do Núcleo de Etnologia Ameríndia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A mediação será feita por Lemões.
Interessados em obter certificado de participação devem realizar inscrição no Nesic, localizado na sala 201B do Campus I, até o dia 26, das 14h às 17h com o custo de R$ 5. A ocasião conta com o apoio do Núcleo de Etnologia Ameríndia, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas da UFPel.
Redação: Victoria Priotto