PPGPSDH auxilia na criação de políticas de combate à insegurança alimentar em Jaguarão

O Núcleo de Economia Solidária e Incubadora de Cooperativas (Nesic) e o Grupo de Estudos e Pesquisa Questão Agrária, Urbana e Ambiental (GEP), ambos ligados ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), participaram de reunião sobre o Projeto de Lei que visa a criação do Fundo Municipal de Combate a Fome e de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Jaguarão. 

A reunião ocorreu na Câmara de Vereadores de Jaguarão e mobilizou mais de vinte organizações da cidade. Estiveram presentes na audiência pública que discutiu sobre a fome na região representantes de cozinhas comunitárias, movimentos sindicais, agricultores familiares, associações e cooperativas. 

Atualmente, não existem dados quanto à insegurança alimentar específicos das cidades, portanto a implementação dessas políticas é essencial para diagnósticos e futuras ações. A UCPel, através de seus docentes e discentes, vem assessorando organizações da sociedade civil, câmaras de vereadores e prefeituras da região sul na esquematização de instrumentos para a política de segurança alimentar. 

Nesta ocasião, o convite foi para contribuir apresentando a questão alimentar do Brasil — a saída e a entrada do país no mapa da fome, as políticas de soberania alimentar e a organização do Sistema Nacional de Segurança Alimentar. Segundo o professor Tiago Nunes, a participação dos alunos em projetos como este é importante por permitir que estejam ativamente envolvidos com as políticas públicas, levantando dados para sua construção e colaborando em suas implementações nos municípios. 

Redação: Caroline Albaini