Professor Renato Della Vechia lança livro nesta quinta

Acontece nesta quinta-feira, 8 de dezembro, o lançamento do livro “Origem e Evolução do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário”, do professor Renato Della Vechia. O evento – que tem seu início marcado para as 19h – ocorre na sede do Instituto Mário Alves (IMA), localizado na rua Coronel Alberto Rosa, 164, no Centro de Pelotas.

Na sexta-feira, dia 9, ocorrerá uma cerimônia de lançamento da obra, esta na capital do Estado, Porto Alegre, no Sindicato dos Bancários, na rua General Câmara, 424, no Centro Histórico.  

A obra, que é resultado de um processo de dissertação de mestrado e de materiais recolhidos e disponíveis pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), trata sobre a origem e a evolução do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e se conduz entre os anos de 1967 e 1973, retratando o período militar e as possíveis explicações sobre o contexto histórico, abordando temas como os debates que ocorreram dentro do Partido Comunista Brasileiro dentro do período.

Segundo autor, que é docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Renato Della Vechia, a obra é um estudo específico de uma das mais representativas organizações da época que partiu para o processo de luta armada, o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário, em um contexto geral sobre o período militar.

“Um dos elementos motivadores foi o fato de que este trabalho é o único que trata sobre o PCBR no país. Era uma organização que existia no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e em alguns estados do Nordeste, e seus registros eram pontuais nessas localidade, não havendo um processo que tratasse do assunto de forma global, uma análise do conjunto de ações”, aponta o autor. 

Redação: Tiago Rodrigues