Núcleo de Estudos Latino-Americano terá conferência sobre gênero e interseccionalidade

O Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL/UCPel) do Programa de Pós Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) promove nova edição do evento on-line “Diálogos latino-americanos”. Desta vez, o tema da conferência será “Gênero e interseccionalidade: perspectivas”, e ocorrerá nesta segunda-feira (26), às 19h, com transmissão pelo Facebook e Youtube.

A conferência será ministrada pela professora Dra. Helena Hirata, no evento será indicada a questão de gênero e a interseccionalidade em contraponto à relação entre trabalho e gênero, no contexto de um capitalismo patriarcal. Hirata graduou-se em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP) em 1969, realizou doutorado em Sociologia Política pela Univerité de Paris em 1979. Já no Brasil, foi professora visitante na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Universidade de São Paulo (USP), é Diretora de Pesquisa Emérita do Centre National de Recherche Scientifique (CNRS) da França, onde integra a l’équipe Genre, Travail et Mobilités (GTM) do Laboratório do CRESPPA. Mais recentemente tornou-se pesquisadora associada e professora permanente no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS/USP). 

Segundo o professor do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH), César Augusto da Costa, o debate de gênero torna-se essencial para entendermos os desdobramentos na sociedade. “Assim, é relevante compreender quais relações circundam a discussão, entre elas, raça, gênero, e classe, são dimensões essenciais para o conhecimento da realidade. Compreender o nosso contexto que é de relações assimétricas de poder e que historicamente alicerçado é uma necessidade”, aponta. 

O evento poderá ser acompanhado pelos canais: Facebook do PPGPSDH, Youtube do Núcleo de Estudos Latino-Americano e Youtube do Theo Philo.   

Redação: Tiago Rodrigues