Pesquisadores do PPGPSDH/UCPel participam de conferência no México

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Aline Mendonça, e o pós-doutoral Aleksander Antunes participaram da 9ª Conferência Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales. O evento realizado no México entre os dias 7 e 10 de junho teve como tema “Tramas de Desigualdades na América Latina e Caribe: Conhecimento, lutas e transformações”.

Aline foi uma das palestrantes nos painéis “Saberes y Epistemologías del Buen Vivir” e “Producción de subjetividad y formas de organización colectiva frente a procesos socioeconómicos “glocales”“.

A docente, que é referência em assuntos relacionados à economia transformadora, também atuou na apresentação de trabalhos desenvolvidos por acadêmicos da UCPel, participou de uma mesa de discussão e de outras atividades realizadas no país latino.

Proximidade na expansão do conhecimento

Além de pesquisador do PPGPSDH, Alexsander Antunes também integra a coordenação do “O Istmo” –  uma organização internacional de pesquisa, produção e mobilização sociopolítica e cultural com agentes sociais e políticos da América Central – e esteve na conferência. Além de buscar o desenvolvimento de projetos em parceria com outras universidades, ele também coordenou o fórum “¿Hacia dónde va Centroamérica?” e participou do painel “Bicentenario desde abajo: perspectiva ístmica sobre epistemologías, extractivismos y tecnopolíticas en Centroamérica”. 

Para o pós-doutoral, as interações obtidas a partir da apresentação de trabalhos científicos diminuem a distância e ampliam o reconhecimento entre os povos. “Uma das minhas principais formas de contribuição para a constante busca do nosso PPG por uma maior internacionalização é a aproximação do nosso corpo docente de atividades de pesquisa de instituições e redes internacionais de amplo prestígio, tais como ALAS (Associação Latinoamericana de Sociologia) e a CLACSO, que nos últimos anos tem demonstrado amplo interesse em agendas de pesquisa e debates centro-americanos, como território prioritário para suas ações”, destaca Antunes.

Ampliação do aprendizado

Desde 2019, o Programa de Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel é associado ao Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso). 

Segundo Aline, essa conquista foi fundamental para o processo de internacionalização da universidade e do PPGPSDH. “Isso faz toda a diferença, porque a Clacso é um espaço bem importante na produção de conhecimento das Ciências Sociais, onde temos vários grupos de pesquisas mobilizados em toda a América Latina e o Caribe”, justifica a coordenadora.

Com a vinculação a Clacso, foram possibilitadas diversas oportunidades aos acadêmicos como bolsas de estudos e participação em eventos e pesquisas.

Redação: Kauã Blank