Professora da UCPel participa de lançamento do Instituto Paul Singer

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Aline Mendonça, participa do Lançamento do Instituto Paul Singer nos dias 23 e 24 de março, em São Paulo. Atividades presenciais e virtuais marcarão a criação da entidade que nasce com a proposta de preservar a memória do professor e economista.   

A docente da UCPel integra a equipe do instituto como articuladora. A entidade pretende se tornar centro de referência para pesquisas, debates, formação e divulgação das ideias, obras e modo de atuar de Paul Singer, assim como contribuir na produção de novos conhecimentos coerentes com o legado do professor.   

Conforme a professora Aline, a história de vida de Singer se confunde com a consolidação da democracia no país. “Ele foi uma referência importante não só para a produção do conhecimento científico na área da economia, mas também na área de ciências sociais”, comenta.

Aline escreveu a bibliografia de Singer, intitulada ‘Paul Singer: uma vida por outra economia’. “Escrevi a bibliografia do professor enquanto ele estava vivo. Foi um privilégio ter tido uma convivência e um aprendizado mais próximo dele”, relembra. 

O lançamento do Instituto ocorrerá na data em que o professor completaria 90 anos. Integram o espaço seus familiares e articuladores convidados, além de pessoas próximas que tiveram o economista como referência. “Fico    muito honrada em fazer parte desse coletivo, especialmente, pelo professor ser a principal referência da economia solidária que é o tema que eu estudo”, diz. 

 

Programação do evento

Para celebrar os 90 anos de Paulo Singer e a criação do Instituto, um ciclo de debates virtuais ocorre entre os dias 23 e 24 de março. Os temas que serão tratados partem da vasta obra de Singer: o mundo do trabalho, os desafios da democracia e os governos, a economia solidária, o socialismo democrático e as crises socioambientais. 

Serão debatidas visões e propostas para a reconstrução do país e do mundo diante da pandemia, das  mudanças climáticas e  das profundas transformações do trabalho. Ao retomar o legado de Paul Singer, o evento pretende contribuir na reflexão de um novo processo civilizatório, ‘em que humanidade e natureza estejam em comunhão e no centro, no lugar da acumulação de capital’, explica a docente da UCPel. 

A programação do ciclo de debates está disponível no link, mesmo endereço em que as inscrições podem ser feitas. 

Redação Rita Wicth – MTB 14101

Foto: Jornal da USP