Docente do PPGPSDH lança obra sobre Direitos Humanos

O pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos  (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professor César Augusto Costa, juntamente com os docentes da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Lucas Machado Fagundes e Jackson Leal, lançaram a obra coletiva “ Direitos Humanos desde a América Latina: práxis, insurgência e libertação”, pela editora FI.

O livro aborda de forma crítica o espaço e a configuração social, política e jurídica sobre os direitos humanos a partir da perspectiva latino-americana. A obra está organizada, segundo o docente da UCPel, em dois eixos: descolonialidade: práxis e insurgências e, Criminologia Crítica, com pesquisas voltadas à discussão do racismo, das questões de gênero, sexualidade e projeto punitivista. “Indicamos que as relações de dominação colonial e desigualdade sempre marcaram a Nuestra América, que soube resistir ao projeto civilizatório por meio de lutas sociais”, afirma Costa.

A obra também conta com vários textos de pesquisadores e de instituições brasileiras e da América Latina. O livro “ Direitos Humanos desde a América Latina: práxis, insurgência e libertação” pode ser acessado on-line de forma gratuita.

 

Redação: Alessandra Senna