Live do PPGPSDH trata da questão ambiental e violência contra povos indígenas

Na próxima terça-feira (22), às 19h, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) promove live para analisar a questão ambiental e os ataques às populações tradicionais do Brasil. A atividade contará com a participação do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Frederico Loureiro, e terá transmissão pela página do PPGPSDH no Facebook. 

Responsável pela atividade, o professor César Augusto Costa, coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL), explica que o tema encontra relação com o atual modelo de desenvolvimento capitalista e a violação de direitos humanos para tais populações. “Entendemos que a reflexão é atual pelo momento vivido no Brasil e a contribuição da teoria crítica dos direitos humanos para a questão ambiental colocam novos elementos ao debate”. 

Além do professor Costa, mediará o debate a  doutoranda do PPGPSDH, Fernanda Ollé Xavier, que tem estudos sobre a questão indígena no Brasil sob olhar da teoria crítica dos direitos humanos. A conversa será transmitida pela página do PPG no Facebook.

Conheça o convidado 

O professor Carlos Frederico Loureiro é doutor em Serviço Social, coordenador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS), e docente titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ecologia Social, sendo referência do campo ambiental crítico no país e América Latina com diversas produções. 

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101