NEL/UCPel celebra 100 anos do educador Paulo Freire com palestra

Considerado um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial, o educador Paulo Freire será tema de palestra na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A atividade, proposta pelo Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH), ocorre na terça-feira (4), às 19h, pelo canal do PPG no Youtube, e celebrará os 100 anos do educador. 

Com o título “100 anos de Paulo Freire: Freire e a América Latina”, o evento pretende dialogar e refletir alguns dos enfoques da pedagogia libertadora de Freire em suas interfaces. Serão convidadas do evento as professoras e pesquisadoras Georgina Nunes (UFPEL), Inny Accioly (UFF-RJ) e Cheron Moretti (UNISC).

Responsável pela mediação do encontro, o professor e coordenador do NEL, César Augusto Costa, informa que o enfoque se dará a partir de três tópicos. “Vamos analisar o trabalho de Freire a partir do pensamento negro descolonial; a atualidade de Freire na pedagogia crítica e as lutas sociais e insurgências travadas pelo pedagogo”, explica.

Sobre Paulo Freire 

Paulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, na cidade do Recife (PE). É considerado um dos pensadores críticos importantes da pedagogia mundial, defensor de uma prática dialética em busca da formação integral do ser humano. Recebeu 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América e contribuiu com as reformas educacionais nos países da África que falam a língua portuguesa, com mais intensidade na Guiné-Bissau e em Moçambique.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101