Professor da UCPel aprova artigo sobre população em situação de rua em revista internacional

O professor Tiago Lemões, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Sociais da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), aprovou artigo na Revista Crítica de Ciências Sociais, desenvolvida pela Universidade de Coimbra, em Portugal. A publicação ocorre na edição a ser veiculada no mês de dezembro.  

Com o título “Nos limites da humanidade: necropolítica, direitos humanos e ilegibilidade estatal no Brasil”, o artigo é um recorte da tese de doutorado de Lemões. “Descrevo e analiso uma experiência etnográfica em torno das violências – e possíveis assassinatos – de pessoas em situação de rua em Porto Alegre, durante a realização da Copa do Mundo de 2014”, explica Lemões.

O pesquisador constatou que essa brutal reação tinha como objetivo a higienização social, ou seja, afastar a pobreza urbana durante o período em que a capital do Rio Grande do Sul recebeu turistas. “Busco situar as ferramentas discursivas de como as instituições estatais organizaram uma ampla campanha dos direitos humanos das pessoas em situação de rua, enquanto na prática suas forças de ordem promoviam uma violência cotidiana velada”, comenta.

 

Prestígio na área acadêmica

Submetido em março de 2019, o artigo recebeu o aceite em agosto de 2020, sem pedidos de reformulação. Os avaliadores destacaram a fundamentação teórica e a reflexão sobre a violência do próprio Estado brasileiro. “Salientaram também a qualidade da pesquisa etnográfica, do mergulho do pesquisador na experiência empírica do fenômeno analisado, e o quanto ela é potente para que se possa marcar a originalidade do artigo”, conta Lemões.

A Revista Crítica de Ciências Sociais publica artigos que apresentam resultados de investigação avançada e reflexão teórica inovadora em todas as áreas das Ciências Sociais, independente dos contextos geográficos. Integra os principais indexadores de conhecimento cientifico, como International Bibliography of Social Science e Sociological Abstracts, incluindo também os nacionais Cielo e Qualis Capes.

 

Redação: Max Cirne