Artigos do GITEP/UCPel obtém destaque em revistas nacionais

Duas pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (GITEP/UCPel) foram publicadas em revistas brasileiras reconhecidas no ramo da pesquisa. Ambas as investigações foram executadas pelos professores Luiz Antônio Chies e Samuel Rivero.

A primeira publicação, disponível na Revista Brasileira de Segurança Pública, fala a respeito do protagonismo municipal no que se refere às políticas de segurança pública na Zona Sul do Rio Grande do Sul. Intitulado, “Análise do protagonismo municipal em políticas de segurança pública na Zona Sul do Rio Grande do Sul”, o artigo analisa dados relativos às candidaturas ao Poder Executivo de 27 municípios gaúchos entre 2012 e 2016, assim como a institucionalização de instâncias municipais que favorecem o protagonismo político.

Divulgada na Revista Brasileira de Sociologia, a pesquisa “Facções e cena criminal na Zona Sul do Rio Grande do Sul” tem como centro de estudo as alterações em cenas criminais na Zona Sul do Rio Grande do Sul (RS). A partir da análise de três dimensões – homicídios, configurações prisionais e mercados ilícitos – aborda conexões com as facções criminais da região e a delimitação geográfica constituída por 25 municípios próximos ao Uruguai e Argentina.

Conforme o professor Chies, ambos os estudos possuem relevância pois repercutem pesquisas da UCPel no que diz respeito a questões de criminalidade e segurança pública no RS. Também pelas reflexões que os trabalhos podem oferecer para a academia e para a pesquisa em âmbito nacional.

As pesquisas na íntegra encontram-se no site da Revista Brasileira de Segurança Pública e da Revista Brasileira de Sociologia.

 

Redação: Kerolin Lulhier