Coordenadora do PPGPSDH/UCPel ministra aula no CLACSO

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), professora Aline Mendonça, ministrou aula sobre autogestão como estratégia para a democratização da democracia em curso do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). A capacitação ocorreu por meio de vídeo aulas e contou com a participação de nomes como Boaventura de Sousa Santos.

Com a área de produção de conhecimento voltada à linha de pesquisa “As outras economias”, Aline desenvolveu uma discussão referente à contribuição da obra de Paul Singer no processo de democratização da democracia e da economia. “O professor Paul Singer foi uma das principais referências da economia solidária no pensamento da construção do socialismo, da democracia e da autogestão”, conta. Ainda conforme a docente, a abordagem é relevante diante do contexto atual do país e da América Latina.

Organizado e coordenado por Sandra Silva Carvalho e Cristiano Gianolla, o curso está na sua segunda edição e conta com a participação da docente pela segunda vez. No ano passado, a professora abordou questões referentes à autogestão como um contributo para a democratização da democracia em parceria com oeducador popularCláudio Nascimento.

O CLACSO tem sua sede em Buenos Aires e possui uma dinâmica de socialização ampla dos seus cursos. Para saber mais, acesse o link.

 

Redação: Helena Rocha