GITEP/UCPel realiza encontro para servidores penitenciários

O Grupo Interdisciplinar de Estudos Criminais-Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (GITEP/UCPel) promove o 3º Encontro de Valorização do Servidor Penitenciário. A atividade ocorrerá na sexta-feira (5), das 9h às 17h, na sala 407C, no Campus I. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 4, no Presídio Regional de Pelotas (PRP).

A atividade, restrita a servidores previamente inscritos, tem como objetivo a valorização humana e profissional dos agentes do PRP. Para o coordenador do GITEP, professor Luiz Antônio Bogo Chies, é de extrema importância que esses profissionais recebam atenção e sejam valorizados, principalmente diante do atual cenário do sistema penitenciário pelotense. “Muitas vezes tem um funcionário para atender vários presos. Isso acaba gerando muito stress e, consequentemente, afastamentos”, explica.

Durante o dia, serão realizadas palestras, dinâmicas em grupo e elaboração coletiva de agenda de atividades. No período da manhã, as experiências de servidores aposentados serão relatadas em uma roda de conversa. Já na parte da tarde, as atividades serão realizadas por membros do GITEP e do presídio.                                                                                                 

Além da UCPel, o evento conta com a parceria do Presídio Regional de Pelotas, do Conselho da Comunidade da Execução Penal da Comarca de Pelotas e do Programa de Enfrentamento da Vulnerabilidade em Ambientes Prisionais, o Libertas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Redação: Kerolin Lulhier

foto da notícia