UCPel recebe o jornalista Francisco Amorim em palestra

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) e o curso de Direito promovem nesta quinta-feira (6) um encontro com o jornalista Francisco Amorim. O convidado falará sobre as aproximações possíveis entre jornalismo de precisão e informação sociológica a partir das 19h, na sala 214C.

A palestra é aberta à comunidade, não sendo necessário fazer inscrição prévia. O jornalista pesquisa sobre a América Latina e integra o Grupo de Trabalho sobre Violências do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Com mais de 20 anos de profissão, ele defende a confluência entre um universo mais coletivo, do jornalismo, e outro mais reflexivo, o científico.

O projeto Encontro com o autor(a), organizado pelos professores Márcia Calazans e Marcelo Moura, surgiu da interlocução entre os dois grupos de pesquisas da UCPel: o Laboratório de Estudos Psicossociais Cidades Seguras e Direitos Humanos (LEPS) e o grupo Direitos Humanos, Acesso à Justiça – Conflitualidades.

“Na ocasião, observávamos a necessidade de alargarmos a rede de interlocução e a importância para os discentes inserirem-se nessa rede produzindo discussões, publicações e expandindo conhecimento científico na perspectiva interdisciplinar”, explica a professora, ao falar sobre a criação dos debates. Os encontros ocorrem uma vez por mês, conforme disponibilidade dos autores.

 

Conheça mais sobre o autor

 

Francisco Amorim é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e doutor em Sociologia pela mesma instituição. Além da formação acadêmica, o jornalista também possui experiência pela atuação na área de comunicação. Entre 2000 e 2005, foi repórter do Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, bem como, entre 2005 e 2013, atuou como repórter no jornal Zero Hora (ZH). Integrou ainda o grupo de Jornalismo Investigativo de ZH.

 

Redação: Karina Kruschardt

foto da notícia