Dados do GITEP/UCPel serão apresentados ao vice-governador

O Grupo Interdisciplinar de Estudos Criminais-Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (GITEP/UCPel) participa nesta quinta-feira (30) de reunião com o vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. A atividade contará com representantes das cidades pertencentes à Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e integra a programação do 1º Seminário Regional de Segurança Integrada, que ocorre até sexta-feira (31) na UCPel.

Na ocasião o GITEP, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel), apresentará pesquisa sobre o mapeamento de estruturas que demandam políticas de Segurança Pública, além de abordar a importância do protagonismo municipal no processo. A atividade acontece a partir das 14h30 na rua Andrade Neves, 2077.

Segundo o coordenador do GITEP, professor Luiz Antônio Chies, durante a reunião será apresentada pesquisa que visa mapear os atores na esfera da segurança pública nos municípios da Zona Sul. Os dados serão usados para corrigir e diminuir os gastos com foco em segurança pública.

Além disso, o estudo deve ajudar na construção de ações voltadas à segurança pública, buscando potencializar a criação de políticas mais assertivas. Chies, ainda relata que os dados poderão ser usados pelo município no Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (PISEG/RS).

Conforme adianta o coordenador, entre os maiores problemas enfrentados pelos municípios estão o tráfico de drogas, o abigeato e o feminicídio. Para o integrante do GITEP, Samuel Rivero, as pesquisas são importantes para a definição de cenário. “A partir dos dados, é possível enxergar a realidade. A UCPel surge como o elemento integrador e potencializador das políticas  de segurança pública na região sul”, define o pesquisador.    

 

Redação: Karina Kruschardt

 

foto da notícia