Coordenador do PPGPSDH/UCPel aprova artigo em workshop internacional

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Luiz Antônio Chies, teve artigo aprovado no evento “Workshop Internacional La ‘Sociedad de los Cautivos’: límites y posibilidades para pensar la prisión contemporánea en América Latina”. O evento ocorrerá dia 28 de julho na Universidad de Buenos Aires.
O docente irá apresentar estudo intitulado ‘Carcereiros – também cativos na Sociedade dos Cativos: limites e possibilidade das contribuições de Gresham Sykes na Questão Penitenciária brasileira’. O trabalho utiliza a obra ‘The society of captives’ (inédita na língua portuguesa) de Sykes para analisar questões das penitenciárias no Brasil; apresenta dados coletados em duas pesquisas empíricas com servidores de segurança penitenciária e administradores de presídios; e tensiona os limites da contribuições de sua obra através do confronto com instituições prisionais.
De acordo com o docente, o workshop oportunizará o conhecimento atualizado da questão sobre o panorama latino-americano, que será transferido posteriormente para o corpo discente. “O contato com outra instituição e outros pesquisadores poderá repercutir em novas oportunidades de intercâmbios institucionais e mobilidade estudantil em nível de graduação e pós-graduação”, comenta.
O evento reforça a posição protagonista da UCPel em redes de estudo, pesquisas e produção de conhecimento no campo da sociologia das prisões e da criminologia. “A UCPel é centro de excelência e referência nessa temática, e a aceitação do trabalho em um importante evento é o reconhecimento disso”, finaliza.
Redação: Rafaela Rosa 

foto da notícia