Revista Sociedade em Debate do PPG em Política Social da UCPel seleciona artigos

A revista eletrônica Sociedade em Debate (http://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsd), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (PPGPS/UCPel), realiza chamada para interessados em enviar artigos com enfoque de Política Social e Serviço Social até o dia 30 de setembro. De natureza acadêmica e científica, a publicação possui caráter interdisciplinar e se propõe a publicar pesquisar, artigos e discussões.
O tema “Resistência e ação coletiva em tempos de exceção” será o eixo temático da próxima edição 2018/1. O foco será a análise e a avaliação das contradições entre os princípios do Estado de direita e a prática dos estados de exceção, utilizadas como mecanismo de formulação de um campo de resistência e defesa a partir da ação coletiva e de releitura do Estado, provocada pela ação dos movimentos sociais.
 
A chamada de artigos visa estimular a apresentação de trabalhos que consistem em abordar estudos críticos e estudos decoloniais. Discutir conceitos como cidadania, participação política e o constitucionalismo com ênfase nas questões de gênero, raça e alternativas econômicas de produzir e viver são tópicos que poderão ser discutidos no próximo exemplar, comenta a editora-chefe da revista, professora Vera Nogueira. 
 
O periódico vem sendo publicado regularmente desde 1995 e, a partir da implantação do Programa de Pós-Graduação em Política Social, em 2006, entrou em uma nova etapa, visando adequar-se aos padrões exigidos pelas instituições de promoção à pesquisa e formação acadêmica. De acordo com a editora-chefe, a revista propicia aos leitores um ótimo padrão de pesquisa. “É um espaço plural, que divulga e difunde as produções científicas relacionadas às políticas sociais produzidas pelos profissionais do Serviço Social e áreas afins”, comenta.
 
Em 2006, a revista passou por um processo de reestruturação, contemplando duas questões: a endogenia das publicações, se tornando mais plural em termos de colaboradores e temáticas, e também o esquema de divulgação e distribuição, acarretando a abrangência nacional. As edição são feitas pela Educat – editora da UCPel, que possui vínculo com a Associação Brasileira de Editores Universitários (Abeu).
 
Vera comenta que a revista além de se constituir em um espaço plural, divulga, difunde e debate as produções científicas relacionadas às Políticas Sociais e ao Serviço Social. “A publicação pretende influenciar uma nova cultura acadêmica na região, colocando em debate a sociedade brasileira em suas vertentes sociais e econômicas. Pretende ainda marcar sua produção como uma perspectiva crítica aos desdobramentos pelos quais vem passando a sociedade brasileira e, especificamente, o sul do país, que vem sofrendo como todo território nacional tentativas de desmonte dos direitos sociais”, justifica. 
 
Atualmente a revista Sociedade em Debate é classificada como B2 no Qualis Capes – conjunto de procedimentos utilizados para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação, enquadradas no indicativo de qualidade – A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B4; C – com peso zero. 
 
Autores que desejam ter seus artigos publicados na revista devem se inscrever através do site http://www.vivawebinternet.com.br/projetos/eduem.uem.br/downloads/AUTOR.pdf, mesmo local em que consta o tutorial de como enviar textos para análise.   
Redação: Alisson Lopes

foto da notícia

Powered by WPeMatico