Encontro Transdisciplinar de Ciências Penitenciárias será nos dias 10 e 11 de novembro

Está marcado para ocorrer nos dias 10 e 11 de novembro o 12º Encontro Transdisciplinar de Ciências Penitenciárias. Mesas redondas com temas oportunos e apresentações de Grupos e Trabalhos (GTs) serão realizadas virtualmente, trazendo discussões sobre a participação social na questão penitenciária, a administração da justiça e os desafios para o setor. As inscrições para ouvintes poderão ser realizadas até o dia 8 (confira abaixo).

O tradicional evento teve sua primeira edição no ano 2000, sempre com coordenação do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (Gitep) da Católica de Pelotas (UCPel). O encontro se manteve anual até 2008, quando houve uma pausa. Após a retomada, tornou-se bianual, chegando, em 2022, à 12ª edição, que será mais uma vez on-line para possibilitar a participação de interessados de outras regiões do país e também do exterior.

Este ano o encontro ocorrerá junto a outro evento, o 1º Colóquio de Sociologia e Política da Administração da Justiça Penal, com o objetivo de oferecer uma maior visibilidade também a outras temáticas trabalhadas pela linha de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da UCPel, ao qual está vinculado o Gitep.

O evento de 2022 será enxuto, conforme explica o professor Luiz Antônio Bogo Chies, coordenador do Gitep. No primeiro dia será apresentado o documentário “Olha para elas: encarceramento feminino no Brasil”, com uma mesa redonda na sequência com participação da diretora da produção, Tatiana Sager, e da professora da UCPel, Christiane Russomano Freire. Ao longo da programação outras temáticas serão abordadas em novas mesas. “Uma que será reforçada, acompanhando o colóquio, é a participação da sociedade na questão penitenciária. É ver como a sociedade pode se envolver nesta questão, no enfrentamento das expressões próprias da questão penitenciária”, explica Chies.

As mesas do 12º Encontro Transdisciplinar de Ciências Penitenciárias serão públicas e poderão ser acessadas no canal do YouTube do Gitep da UCPel. As atividades dos Grupos de Trabalho são restritas aos inscritos. Os interessados podem acessar o site do Gitep até o dia 8 de novembro. A programação e mais informações sobre as incrições estão disponíveis abaixo.

Homenagem

O congresso de 2022 homenageia o professor Pedro Rodolfo Bodê de Moraes, falecido no ano passado, aos 61 anos. Doutor em Sociologia, mestre em Antropologia Social e graduado em Ciências Sociais e em programas de pós-graduação em Sociologia e Direito, ele deixou um vasto legado em termos de produção científica e convivência para seus inúmeros alunos e orientandos.

“Foi um professor, pesquisador, militante muito relevante dentro dos temas de segurança pública e da questão penitenciária. Ele tinha um vínculo muito próximo com o nosso grupo de pesquisa e merece toda a homenagem”, destaca Chies.

Confira a programação do Encontro

10 de novembro

17h30min
Sessão de Apresentação do Documentário “Olha pra Elas: encarceramento feminino no Brasil”

18h45min
Mesa Redonda sobre o documentário “Olha pra Elas: encarceramento feminino no Brasil”

Tatiana Sager (Diretora do documentário)
Christiane Russomano Freire (Gitep-UCPel)

19h15min
Abertura e homenagem ao professor Dr. Pedro Rodolfo Bodê de Moares

Luiz Antônio Bogo Chies (Gitep-UCPel)
Aknaton Toczek Souza (Unisecal)

20h
Mesa 1 – Participação social na questão penitenciária – familiares e Conselhos da Comunidade

Ana Paula Saugo (Frente de Coletivos Carcerários do RS)
Marco Antonio da Rocha (Unespar)

11 de novembro 

10h
Mesa 2 – Sociologia e política da administração da Justiça Penal

Felipe Lazzari da Silveira (Gitep-UCPel)
Fernanda Martins (UniRitter)
Pablo Ornelas Rosa (UVV)

14h
Grupos de Trabalho – Sessões Simultâneas

GT 1 – Prisão e Grupos Especiais (mulheres, indígenas, população LGBT, idosos, populações em situação de rua, etc.)

GT 2 – Sistema de Justiça e Prisão: decisões e administração da justiça

GT 3 – Relações de grupos e elementos na complexidade prisional

GT 4 – Prisão: aspectos históricos e perspectivas metodológicas de pesquisa

GT 5 – Desencarceramento, reformas penais e alternativas à prisão

19h
Mesa 3 – Pesquisa em Prisões – agendas e desafios

Juliana Melo (UFRN)
Luiz Claudio Lourenço (UFBA)
Olga Espinoza Mavila (Universidad de Chile)
 
Encerramento

Valores e inscrições

A taxa de inscrição é de R$ 10,00 para brasileiros. Estrangeiros estão isentos. O pagamento deve ser realizado através de Pix, com a chave e-mail gitepucpel@gmail.com, ou através de depósito/transferência para a seguinte conta bancária:

Banco do Brasil
Agência 2942-4
Conta corrente 122253-8

Para se inscrever, é possível acessar este formulário.

Redação: Leandro Lopes